Argentina reforça medida de controle de preços

Publicado em 09/04/2020 12h41 - Atualizado 09/04/2020 14h02
Autor: Elias Torres

Como se não bastasse a impressão de dinheiro descontrolada na Argentina, a pandemia do Coronavírus, a limitação da compra de dólares, a divida altíssima com o FMI, números altos de desemprego, o alto número de funcionalismo público e muitos outros números desfavoráveis, a Argentina quer implantar com mais rigor o controle de preços, medida essa que já era implantada antes da Pandemia, mas que não é tão rigorosa como estão planejando fazer.

Agora, o governo federal combinou com os governadores, para implantar o controle de preços mais rígido diante os comerciantes.

Se existe um país com a formula do Fracasso, esse país é a Argentina. São incontáveis as leis que eles têm feito, que ferem a liberdade do comércio, a propriedade privada e principalmente a população, os números não mentem, os resultados tampouco, o dólar que fica na media de 65 pesos, se não fosse pelas leis implantadas de limite de compra, estaria nas alturas cerca dos 100, a realidade é que os argentinos não confiam mais em sua moeda e compram muito dólar, as transações de imoveis, todas são feitas em dólares, nenhum proprietário é louco de vender sua casa em pesos.

São muitos problemas que a Argentina sofre, por culpa da classe politica e de suas ideias defasadas, outro grande problema é o conteúdo educacional que vem sendo ensinado com ideias atrasadas que já foram mais que descartadas em países de primeiro mundo por não trazerem resultados aos países, duas delas é a impressão descontrolada de dinheiro e o controle de preços.

Imagem Interna

Imprimir dinheiro sem um contexto numérico favorável e saudável, gera Inflação, ponto final. Essa questão é indiscutível, é regra básica de qualquer economista para a saúde de uma nação. A própria impressão de dinheiro gera a inflação, motivo esse que os produtos básicos estão aumentando de preço a cada dia e se não bastasse, o controle de preços é implantado no país.


Ou seja, o Estado da Argentina têm dois problemas gerado por eles mesmos, por sua incompetência e viés ideológico dos políticos. Imprimir dinheiro e controlar preços é regra básica que nunca se deve fazer, nunca deu certo na historia das economias no mundo.


Por que impressão de dinheiro causa Inflação ?

Muito dinheiro no mercado que não provêm de produção, vai gerar muita demanda de produtos e serviços. A Demanda gera o preço dos produtos, se um cidadão que recebe 10.000 pesos sem produzir nada e vai no mercado e compra tudo que quiser, esse cidadão esta contribuindo para Inflação. Pois é só multiplicar esse exemplo e verá que a inflação chega bem rápido, o produto encarece, por que o dinheiro desvaloriza e esse dinheiro não tem nenhum parâmetro de produção.

Outro exemplo, digamos que em uma comunidade existe 100 pessoas, desse total, apenas 10 produz alguma coisa, as outras não produzem nada, no entanto, o governo lhes da dinheiro para suas necessidades. O que acontece é bem simples, a produção não vai alcançar para as 100 pessoas, por que todo mundo esta comprando, tendo que aumentar os preços por falta de matéria prima ou comprar mais caro via importação (alias importação com dólar altíssimo), quanto mais compras e menos produção, mais inflação vai existir.

O que acontece no governo, não é necessariamente o mesmo, mas é parecido, o governo emite dinheiro muito acima do necessário, gerando assim essa bola de neve. São muitos fatores que fazem o governo emitir, o número altíssimo de funcionários publico, as bolsas assistencial, os subsídios, etc. Cabe o governo cortar gastos ou zerar impostos para que a produção aumente.


O que vai causar o controle de preços ?

É bem simples, o produtor ou comerciante deixará de produzir ou vender, por ser inviável o negocio ou pior ainda, fechar o seu negocio por não conseguir pagar suas contas ou salários dos funcionários. Gerando assim, escassez de produtos e mais inflação, pois o preço que o governo quer não vai ser congruente com os gastos do empreendedor.

Posts relacionados

Uma análise dos resultados obtidos pela quarentena na China e Itália

Pontos importantes tomados na China determinaram o controle do Coronavírus

4 Meses, 1 Semana

Impeachment do Presidente é negligência e atentado contra o cidadão

Mídia, instituições e políticos insistem em Impeachment do Presidente

4 Meses, 2 Semanas
Elias Torres Elias Torres

Elias é redator da X24 em assuntos do dia a dia do Brasil, Mundo e da cidade local, também é um forte conhecedor de política. Hoje faz parte de grupos de jovens da cidade comprometidos com a ação social e desenvolvimento humano, solteiro e com 24 anos.

X24 Notícias X Baixa o nosso App X24 Notícias e fique informado todo o dia. Instalar