O caminho para uma Ditadura

Publicado em 27/05/2020 15h43 - Atualizado 27/05/2020 15h49
Autor: Elias Torres

Com a chegada do Covid-19 no Brasil, muitas medidas estão sendo tomadas, pelos chefes de estados e municípios, como proibições e medidas que ferem a liberdade de cada indivíduo. Sem dúvida alguma para reter a propagação do Vírus são medidas adequadas e comprovadas cientificamente, mas quem garante o andamento da democracia e a lei da constituição a partir da instauração da pandemia? Qual é o limite em ferir a constituição em detrimento de parar o contagio em uma nação? Quem garante os direitos do ser humano a partir dessa pandemia? A resposta é ninguém!

Imagem Interna

Não quero entrar no mérito de que deve ser feito ou não, ou isso e aquilo ou se o vírus é real ou falso, não será o assunto deste texto. O assunto é a efetividade dos direitos de cada cidadão de um país, onde as leis estão sendo quebradas a cada dia para conter o contagio do Coronavírus.

Não existem leis que amparem uma pandemia, mas existem leis que amparam os direitos do cidadão Brasileiro, como o direito de cada individuo buscar economicamente as formas de ter sua renda. Entretanto, governadores e prefeitos estão fazendo decretos e mais decretos pisando sobre a constituição e a legislação do Brasil.

É por uma boa causa? Sim, mas quem garante os direitos do cidadão Brasileiro a partir de agora? As eleições municipais não tem data oficial, não sabemos o que vai acontecer daqui pra frente, pequenos comerciantes e empresas estão fechando seus negócios, sendo impedidos de exercer a produção que gera economia para eles.

Se o vírus persistir por vários anos, até quando as medidas que ferem a nossa lei devem continuar? Pois até o momento só tivemos gripes e vírus que vão se propagando nos últimos anos e a expectativa é de que existam mais contágios de outras coisas futuramente.

É necessário que o legislativo garanta os direitos de cada cidadão durante uma Pandemia e após uma, é inaceitável que a população fique a mercê de decretos e mais decretos que ferem a constituição. É preciso existir uma segurança jurídica para que cada cidadão nunca perca sua liberdade.

Independente da situação em geral, deve haver leis que amparem o cidadão em uma pandemia e encontrar um meio termo para que o vírus seja contido e a liberdade resguardada. Pois em um cenário como este da pandemia, qualquer politico ou líder com intenções maléficas poderá executar seu plano hostil sem problema algum e subjugar mediante uma ditadura.


Posts relacionados

Uma análise dos resultados obtidos pela quarentena na China e Itália

Pontos importantes tomados na China determinaram o controle do Coronavírus

3 Meses, 5 Dias

Impeachment do Presidente é negligência e atentado contra o cidadão

Mídia, instituições e políticos insistem em Impeachment do Presidente

3 Meses, 1 Semana
Elias Torres Elias Torres

Elias é redator da X24 em assuntos do dia a dia do Brasil, Mundo e da cidade local, também é um forte conhecedor de política. Hoje faz parte de grupos de jovens da cidade comprometidos com a ação social e desenvolvimento humano, solteiro e com 24 anos.

X24 Notícias X Baixa o nosso App X24 Notícias e fique informado todo o dia. Instalar