UOC desenvolve sistema de Inteligência que combate abandono escolar. A intervenção ajuda ou atrapalha?
Um sistema inovador de Inteligência Artificial desenvolvido por pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) promete combater o
Uma das maiores preocupações no campo da educação é o abandono prematuro dos estudos. Este problema, que não só impacta a vida dos indivíduos mas também desafia o sistema educacional, está sendo enfrentado por um time multidisciplinar de pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC). Eles desenvolveram um sistema de algoritmos de Inteligência Artificial capaz de identificar diariamente os estudantes em risco de reprovação.
Como funciona esse sistema?
Através de uma intervenção automática e precoce, o sistema desenvolvido pode emitir mensagens personalizadas para reverter a situação de risco. De acordo com os pesquisadores, este monitoramento contínuo ajuda a minimizar o tempo entre a detecção dos primeiros sinais de risco e a intervenção do sistema, prevenindo assim o abandono da disciplina.
Esta tecnologia foi testada numa experiência-piloto envolvendo 581 alunos matriculados numa disciplina do primeiro trimestre de diversos programas dos Estudos de Economia e Empresa da UOC. O resultado foi uma diminuição na taxa de abandono da disciplina e um aumento na participação durante o semestre.
A equipe por trás do projeto
O projeto de pesquisa é liderado por David Bañeres, do grupo Systems, Software and Models Research Lab (SOM Research Lab), do Internet Interdisciplinary Institute (IN3). A equipe multidisciplinar inclui Ana Elena Guerrero, principal pesquisadora do grupo Technology-Enhanced Knowledge and Interaction Group (TEKING), M. Elena Rodríguez González, também membro do TEKING, e Paul Cortadas, investigador e professor dos Estudos de Economia e Empresa. O projeto de aprendizagem virtual é apoiado pelo eLearning Innovation Center (eLinC) da UOC, um centro comprometido com a inovação e a transformação educacional digital.
Novas melhorias no sistema LIS
As medidas para combater o abandono escolar são bem-vindas, principalmente num país como a Espanha, que possui a segunda maior taxa de abandono escolar prematuro da Europa (14% em 2022, segundo dados do Eurostat), superada apenas pela Romênia. Neste cenário, o sistema LIS (Learning Intelligent System), desenvolvido pelos pesquisadores da UOC e testado com sucesso desde 2019, destaca-se como uma ferramenta promissora.
O LIS já contava com um modelo preditivo de conclusão do curso baseado em dados históricos das disciplinas e nos resultados das avaliações contínuas do curso em andamento. No entanto, a recente incorporação de um novo modelo preditivo, denominado Profiled Dropout At Risk (PDAR), elevou a eficiência do sistema.
Enquanto o modelo anterior se baseava em pontos de controle após cada atividade, limitando assim a intervenção a três ou quatro momentos cada semestre, o novo modelo PDAR é capaz de gerar uma previsão diária do risco de abandono da disciplina, a partir de dados do perfil dos estudantes, do desempenho no curso e das interações diárias no campus online da UOC.
Abandono escolar na Espanha
O abandono escolar precoce na Espanha é uma questão complexa e preocupante. A situação é ainda mais grave entre os jovens ciganos: 62,8% dos jovens ciganos de 16 a 24 anos não conseguem concluir o ensino fundamental, uma taxa muito superior aos 4% registrados para a população em geral. Apesar disso, observa-se uma ligeira “melhora” em relação a 2012, quando a taxa era de 64,4%, segundo o estudo “La situación educativa del alumnado gitano en España”, apresentado pela Fundação Secretariado Gitano.
Além disso, 40% dos estudantes ciganos abandonam os estudos ao completar 16 anos, devido a razões como repetição de anos letivos e atraso educacional progressivo. Entre aqueles que abandonaram os estudos aos 16 anos, 17,8% nunca repetiram um ano, 44,5% repetiram uma vez, 28,9% duas vezes e 7,9% três ou mais vezes.
Espera-se que iniciativas como o sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pelos pesquisadores da UOC possam ajudar a reduzir estas estatísticas, fornecendo aos educadores uma ferramenta eficaz para identificar e intervir precocemente nos casos de alunos em risco de abandono escolar.
Aplicações futuras da tecnologia
O sucesso do sistema LIS (Learning Intelligent System) abre uma série de possibilidades para aplicações futuras. Um campo promissor é a sua adaptação para o ensino fundamental e médio, onde o abandono escolar também é uma questão preocupante. A personalização das intervenções, baseada em análises contínuas do desempenho e comportamento dos estudantes, poderia ser uma ferramenta poderosa para educadores e administradores escolares. Além disso, a integração dessa tecnologia com outros sistemas educacionais, como plataformas de ensino à distância e sistemas de gestão de aprendizagem, poderia criar um ecossistema educacional mais coeso e eficaz.
Críticas e desafios: Até que ponto a tecnologia é bem vinda quando o assunto é a individualidade de cada pessoa?
Embora a tecnologia mostre resultados promissores, também enfrenta críticas e desafios que precisam ser abordados. O uso de algorítmos de Inteligência Artificial na educação levanta questões éticas relacionadas à privacidade dos dados e ao potencial viés algorítmico que pode perpetuar desigualdades sociais. Há também preocupações quanto à eficácia a longo prazo do sistema: será que intervenções automáticas são realmente suficientes para manter os estudantes engajados em suas trajetórias educacionais? Há um debate em curso sobre até que ponto a tecnologia pode substituir o elemento humano na educação, especialmente quando se trata de questões tão complexas e multifacetadas como o abandono escolar.