Os Benefícios e Desvantagens de uma Soneca Diurna
De olho no relógio! Uma soneca rápida após o almoço pode te dar um impulso de energia, mas não compensa a falta de uma boa noite de sono
Você passou a noite em claro, navegando no TikTok ou pensando demais, e agora está se perguntando se uma soneca rápida após o almoço pode lhe dar a energia que você precisa para enfrentar o resto do dia. Afinal, isso não poderia reverter os benefícios que você perdeu por não ter tido uma boa noite de sono?
Segundo Rebecca Spencer, pesquisadora da ciência do sono da Universidade de Massachusetts em Amherst (EUA), embora uma soneca no meio do dia possa lhe dar energia suficiente para continuar o dia, ela não necessariamente vai anular os riscos para a saúde que podem advir de noites mal dormidas.
A Importância de uma Boa Noite de Sono
Conforme os dados de uma pesquisa realizada em 2020 pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, mais de um terço dos adultos nos Estados Unidos não dorme as sete horas recomendadas por noite.
A falta de sono, segundo especialistas, está associada a uma série de riscos à saúde, incluindo obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e distúrbios psíquicos.
De acordo com a Dra. Spencer, não é apenas a duração do sono que importa para a saúde, mas também a qualidade desse sono, determinada pelo tempo que passamos em suas diferentes fases.
Quando temos uma boa noite de sono, passamos por vários “ciclos de sono” de cerca de 90 minutos. Cada ciclo tem quatro fases: as duas primeiras são consideradas sono leve, no qual os músculos relaxam e o ritmo cardíaco e a respiração diminuem à medida que adormecemos. A terceira fase, conhecida como sono profundo, é quando o corpo realiza o importante trabalho de reparar e construir tecidos ósseos, musculares e outros, além de reforçar o sistema imunológico e processar as memórias.
A última fase do ciclo do sono, a fase de movimentos oculares rápidos (REM), não é tão profunda quanto a terceira, mas é quando temos mais chances de sonhar e se acredita que está relacionada com o aprendizado, a retenção de memórias e a regulação do humor.
Entretanto, como alerta Molly Atwood, psicóloga clínica e pesquisadora de medicina comportamental do sono da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, se não passamos por todas essas fases todas as noites, isso pode levar a uma série de problemas de saúde. E as sonecas não podem compensar isso, confirma a Dra. Spencer.
Benefícios Não Acumulativos
Embora algumas horas de sono à noite e uma soneca durante o dia possam somar sete ou mais horas no total, os benefícios para a saúde não se acumulam da mesma maneira.
Sonecas de menos de 90 minutos normalmente cobrem apenas as fases mais leves do sono, explica a Dra. Spencer, não o sono profundo e reparador que geralmente é alcançado durante a noite.
Embora sonecas de mais de 90 minutos possam incluir algum sono profundo benéfico, é mais provável que te deixem um pouco atordoado e possivelmente menos alerta do que as sonecas curtas.
Vantagens da Soneca
Pode haver situações em que as sonecas curtas são úteis, argumenta a Dra. Atwood. “Quando você não dorme bem à noite, uma soneca pode ajudar a melhorar aspectos como o tempo de reação e a memória se precisar trabalhar”, acrescenta.
Para quem trabalha durante o dia, por exemplo, uma soneca de 20 a 30 minutos pode restaurar sua clareza mental e afastar a sonolência sem perturbar o sono da próxima noite.
As sonecas também podem ser especialmente importantes para manter a atenção e a clareza mental daqueles que não têm horários diurnos regulares, como comissários de bordo, motoristas comerciais, profissionais de saúde ou outras pessoas que trabalham em turnos diferentes.
Pessoas mais velhas também podem se beneficiar de sonecas, se as mudanças relacionadas à idade, como a necessidade de ir ao banheiro à noite, interrompem o sono, sugere a especialista.
Se você precisar tirar uma soneca, a Dra. Atwood recomenda que seja breve (não mais de 30 minutos) para que não interfira no sono da próxima noite.
O ideal é cochilar à tarde, “quando há um declínio natural em nosso estado de alerta e tendemos a sentir sono”, ela destaca. Isso facilita cair no sono rapidamente.
Mas se você se sente cansado cronicamente ou tem problemas para passar o dia sem uma soneca, a Dra. Atwood sugere que você procure a ajuda de um especialista em sono comportamental.
“As pessoas tendem a sofrer por algum tempo e depois procuram seu médico para prescrever algum medicamento”, ela descreve.
Porém, consultar um especialista do sono é uma solução a longo prazo melhor do que depender de medicamentos, ela garante. Esses profissionais, treinados na psicologia do sono, podem prescrever exercícios ou estratégias específicas, como a terapia cognitivo-comportamental, que podem ajudar você a conseguir o descanso que precisa.