Arte e organização: Como gerir seu amado acervo de sapatos?
Das prateleiras ao armário, este artigo irá guiar você, amante declarada de calçados, por dicas valiosas e criativas para organizar e conser
A conquista do espaço: a arte de desapegar
Se você é uma mulher apaixonada por sapatos, bolsas, calças jeans ou qualquer outra coisa, sabe como é complicado encontrar espaço para guardar todas essas compras. Primeiro, é importante aceitar que nem todos os seus sapatos precisam ficar com você para sempre. Analise seu acervo de calçados e separe aqueles que não usa mais. Coloque-os em uma caixa e dê a alguém que precisa, ou jogue fora se estiverem irreparáveis.
Classifique com estilo: por tipo ou cor
A próxima etapa é classificar seus sapatos. Seja criativa e separe-os por tipo – esportivos, de trabalho, botas, sandálias – ou pela cor. Esta simples técnica irá ajudar você a encontrar rapidamente o par que procura.
Acomodação adequada: onde e como guardar
Depois de classificar seus sapatos, é hora de pensar em como acomodá-los. Se quiser mantê-los limpos, especialmente os de festa que você usa de vez em quando, a melhor opção é deixá-los na caixa original. Outra opção é guardá-los em caixas transparentes com furos ou sacos de TNT com visor, esta estratégia vale especialmente para os pares que você usa menos.
Se você escolher caixas que não sejam transparentes, uma ideia divertida pode ser tirar uma foto do modelo que está dentro e colar na frente da caixa. Isso vai facilitar muito na hora de encontrar o par desejado. E se o objetivo é otimizar o espaço, na prateleira, experimente colocar os sapatos separados por modelos ou cores lado a lado e se faltar espaço, coloque um pé na frente e o outro atrás. Isso vai permitir que mais pares se encaixem.
Um cuidado especial com as botas
As botas precisam de um cuidado especial. Aconselha-se que sejam guardadas em pé, e para isso, você pode usar qualquer tipo de enchimento dentro delas. Dessa forma, elas não dobram e não deformam. Uma dica interessante é enrolar uma revista e colocar dentro da bota, isso garantirá que ela permaneça em pé. Mas se não houver espaço, a melhor estratégia é guardá-las deitadas. Durante o verão, quando você não estiver usando, coloque-as em uma caixa ou saco de TNT para evitar o acúmulo de pó.
As maravilhas dos suportes para sapatos
Hoje, o mercado oferece vários tipos de suportes para sapatos, e alguns deles podem acomodar muitos pares, ocupando muito pouco espaço. Um desses modelos, que cabem vários pares, lembra uma roda gigante de sapatos – uma verdadeira diversão. Outro suporte interessante é aquele que você coloca no cabideiro dentro do armário, apenas verifique se há altura suficiente para pendurá-lo.
A arte da conservação: mantendo seus sapatos sempre novos
Além da organização, a conservação dos seus sapatos também é fundamental. Para mantê-los sempre bonitos e arejados, limpe-os com um pano úmido e deixe-os secar à sombra. Isso ajudará a evitar o chulé. Mantenha sempre à mão um kit sapatos com graxas incolores ou com cor, desodorante para os pés e uma flanelinha para dar um brilho especial.
Para proteger seu par de sapatos preferido contra arranhões no couro, envolva-os em um par de meias grandes, como as do seu marido ou namorado. E para que seus sapatos de couro estejam sempre com aparência de novos, experimente esfregar três a quatro gotas de óleo de amêndoas com uma esponja macia, e depois passe um pano seco e macio antes de guardá-los.
Alternativas sustentáveis para o descarte
Antes de simplesmente jogar fora aqueles sapatos que já não têm mais conserto, considere opções mais ecológicas. Muitas ONGs e empresas coletam calçados velhos para reciclar materiais ou reformar e doar a quem precisa. Além disso, há projetos artesanais que transformam partes de sapatos descartados em novos produtos, como bolsas, carteiras e até mesmo joias. Assim, você não só estará desocupando espaço em casa, mas também contribuindo para um mundo mais sustentável.
Investindo na rotação de sapatos
Sabia que usar o mesmo par de sapatos todos os dias pode acelerar seu desgaste e até mesmo prejudicar seus pés? Especialistas recomendam alternar entre diferentes pares para garantir que cada sapato tenha tempo suficiente para recuperar sua forma original após o uso, além de permitir uma melhor ventilação. Isso pode prolongar a vida útil de cada par e também proporciona uma ótima oportunidade para você reavaliar sua coleção regularmente. Ao alternar frequentemente, você também terá uma ideia melhor de quais sapatos realmente usa e quais podem ser doados ou descartados.