Como escolher o papel higiênico ideal para sua empresa?
Na administração de um negócio, muitas decisões vão além das estratégias mercadológicas e de produção. Uma delas é a escolha dos itens de uso cotidiano, tal como o papel higiênico. Afinal, a qualidade e custo-benefício desses itens podem influenciar na percepção dos clientes e co
Essa simples decisão pode ser mais complexa do que parece e exige um certo conhecimento. Portanto, preparamos esse artigo para te auxiliar nesse processo. Veja abaixo os principais pontos de atenção ao escolher o papel higiênico para sua empresa.
Escolher conforme o seu público
O papel higiênico que usamos em casa, geralmente disponível em rolos convencionais, pode não ser a melhor opção para ambientes empresariais. Isso se deve, principalmente, ao fato de o preço por metro ser geralmente mais elevado, comparado aos papéis desenvolvidos para ambientes de alto fluxo de pessoas.
Em locais como estes, são recomendados tipos como o rolão, a bobina e o interfolha, cujo tamanho é mais adequado para atender a grande movimentação. Também é aconselhável optar por papéis com pelo menos 200 metros de comprimento por rolo.
Variados tipos para diferentes necessidades
- Papel Rolão ou Bobina: Este tipo de papel é mais comum e indicado para ambientes com um grande volume de pessoas, como shoppings, indústrias e aeroportos. Possui um preço por metro mais acessível e oferece um bom custo-benefício. Por exemplo, o papel higiênico rolão da linha Baby, é uma ótima opção para estes locais.
- Papel Higiênico Interfolha: Também conhecidos como papel higiênico cai-cai, são mais higiênicos e sofisticados. Ao usar, a pessoa toca apenas na folha que irá utilizar, evitando a contaminação do restante do papel. Por precisar de menos folhas para uma limpeza eficaz, são considerados mais econômicos em relação ao modelo rolão. São mais indicados para empresas de pequeno e médio fluxo de pessoas. O papel higiênico cai-cai da linha Baby é um excelente exemplo deste tipo de produto.
Outros fatores de qualidade a se considerar
Além dos pontos mencionados acima, existem outras especificações que determinam a qualidade do papel higiênico:
- Material de produção: O material usado na produção do papel higiênico influencia diretamente na qualidade, maciez e resistência do produto. Os papéis geralmente são feitos à base de celulose com componente 100% virgem, mas também existem opções mistas e recicladas, de qualidade e preço inferiores.
- Tipos de folha: Os papéis podem ser de folha simples, dupla, tripla ou até quadrupla. Quanto mais folhas, melhor a qualidade e menor a quantidade necessária para a higiene pessoal. O mais comum em empresas é o papel de folha simples, seguido pelo de folha dupla.
- Qualidade de absorção: Um papel de boa qualidade possui alto poder de absorção e baixa resistência à umidade, características que impedem que ele entupa facilmente os vasos e redes de esgoto. Por exemplo, os papéis institucionais da linha Baby luxo, possuem essas características.
Cuidado com a armadilha do preço baixo
É importante não se deixar levar apenas pelo preço baixo do produto. Lembre-se do velho ditado, “o barato sai caro”. Produtos de menor qualidade possuem um poder de absorção menor, exigindo um uso maior para uma limpeza adequada, o que pode fazer com que ele acabe mais rápido e o custo-benefício de pagar menos pelo produto se torne desvantajoso.
Esperamos que essas dicas possam auxiliar na decisão de qual é o melhor papel higiênico para o seu tipo de empresa.