Desafios Tecnológicos, Sociais e Políticos: uma visão de regulação
Em uma era de avanços tecnológicos rápidos e desafiadores, a regulamentação adequada é essencial para garantir o progresso seguro de nossas economias. Este é o tema central do novo livro "Dez desafios tecnológicos, sociais e políticos: uma visão regulatória", escrito por Roger Mo
O livro, publicado pela consultoria Llorente y Cuenca, aborda uma série de desafios emergentes e como eles podem ser regulamentados para o benefício da sociedade. Montañola sustenta que “a regulamentação está atrás dos desenvolvimentos que nossa sociedade está vivendo. Os próximos anos serão cruciais para estabelecer leis que têm o potencial de determinar como avançarão nossas economias nas próximas cinco décadas”.
Inteligência Artificial e Modificação Humana
Entre os tópicos discutidos estão a crescente presença da inteligência artificial em nossa vida cotidiana e os desafios éticos que a modificação da espécie humana pode trazer. À medida que a tecnologia avança, também devem fazê-lo nossas instituições para garantir que tais avanços não infrinjam os direitos e liberdades fundamentais das pessoas.
Desafios do Clima e da Economia Colaborativa
Montañola e Belda também abordam o desafio do clima e a dificuldade de controlar e regular este fenômeno. Eles discutem o surgimento de um mercado de “nova mobilidade” impulsionado por aplicativos, e como as plataformas de patinetes e carros elétricos estão transformando as principais cidades do mundo.
Além disso, eles exploram o modelo de negócio da “economia colaborativa”, destacando a necessidade de regulamentação em áreas como fiscalidade, competição e proteção do consumidor.
Sociabilidade em tempos de tecnologia
Outra questão-chave é a maneira como a tecnologia tem afetado a maneira como nos relacionamos, desde a mensagens instantâneas até as redes sociais e seu alcance sem precedentes. Isso representa novos “padrões sociais” que diferem significativamente dos protocolos burocráticos e rígidos que ainda dominam muitas instituições.
Desafios políticos e a governança global
Os autores também argumentam que esses desafios têm implicações diretas para a política. Por exemplo, o crescimento populacional global e o gerenciamento dos recursos hídricos podem ser a origem de futuros conflitos internacionais. Eles ainda examinam questões de propriedade intelectual, tais como aquelas decorrentes do desenvolvimento de novos materiais por meio da impressão 3D.
A aceleração da exploração espacial pelo setor privado também é abordada, levantando dilemas relacionados à colonização espacial. Os autores concluem o livro com um exame da governança global e como os desafios enfrentados pela sociedade estão se tornando cada vez mais globais, em vez de serem tratados em nível nacional.
E você está preparado para o futuro?