O Boxe: Muito Além do Ring
Entender que o boxe é mais do que um simples duelo no ring e que a prática desse desporto é capaz de proporcionar benefícios físicos e mentais, é fundamental para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.
Se você pensa que o boxe é apenas um esporte violento, onde é preciso subir no ring e se transformar em um Mike Tyson da vida, está muito enganado. A verdade é que o boxe é um esporte de alta competição, que além disso, é um exercício físico recomendado para manter a forma.
O Boxe além do ring
É comum ver, em muitos ginásios, a prática do fitboxing – um híbrido que combina exercício aeróbico com movimentos de boxe. Muitas vezes, os participantes praticam boxe sem contato, realizam treinos conhecidos como “sombras”, onde marcam os golpes ou realizam movimentos sem impacto.
Essa rotina, comum à maioria das artes marciais ou esportes de contato, pode ser evitada, tornando-se um esporte que proporciona muitos benefícios. Isso porque o boxe é um esporte que requer muita intensidade e possui uma grande carga de exercício aeróbico, ativando vários grupos musculares.
O Desafio do Boxe
O boxe pode não ser um esporte para iniciantes, pois exige um bom condicionamento físico, já que não apenas lançamos golpes, mas também mantemos as pernas em constante movimento para manter a postura de guarda. No entanto, existem ginásios onde é possível começar a praticar fitboxing do zero, adaptado à condição física de cada pessoa.
Desta forma, ao praticar boxe, não só o coração é trabalhado ao mover os braços e pernas em alta velocidade, mas também tonifica todas as partes do corpo devido à alta intensidade do esporte. Além disso, promove uma melhora na coordenação de movimentos e nos reflexos.
O Boxe e seus benefícios para a saúde
Boxe sem contato
O boxe não precisa necessariamente ter contato. O importante é começar de forma saudável e sem riscos, mais entendido como método para se manter em forma do que como esporte de contato. Para os estreantes, é importante ir com calma.
Resistência física
A exigência do boxe faz com que estejamos em constante movimento. É um esporte que, além de alguns intervalos, sempre nos mantém alerta. Isso exige que as nossas pernas e o nosso tronco estejam sempre em ação, assim como os braços. Essa atividade constante exige um plus ao coração e pulmões, por isso é natural que a nossa resistência física melhore à medida que praticamos.
Queima de calorias
Todo esse exercício cardiovascular, somado a momentos de treino de força, resulta numa atividade de alto impacto capaz de queimar mais calorias do que se poderia pensar num primeiro momento. Uma sessão intensa de boxe pode queimar em torno de 700 a 1.000 calorias por hora, tornando-se um ótimo aliado para quem busca perder peso de maneira divertida.
Tonificação corporal
Com a prática do boxe, você estará solicitando ações de seus braços, pernas e até mesmo do seu abdômen e músculos centrais. Não há movimento no boxe que não ative algum músculo, dos pés à cabeça. Isso inclui também os músculos da parte baixa das costas e da cintura, fundamentais nas rotações e extensões para esquivar e golpear.
Coordenação e reflexo
Os boxeadores costumam treinar com cordas para melhorar o jogo de pernas, permitindo-lhes ser mais ágeis no ring. Isso pode ajudar a melhorar a coordenação na lona, já que se trata de combinar movimentos entre braços, pernas e cabeça. Além disso, a prática do boxe pode aumentar a velocidade de reação diante de diferentes imprevistos, proporcionando benefícios em seu dia a dia.
Ossos mais fortes
Os treinamentos de força ajudam a evitar o desgaste ósseo, por isso o boxe entra na categoria de treinamento de força e alto impacto. Esta prática, até mesmo no boxe sem contato, permite ter ossos mais fortes e sólidos. Isso se deve à contração muscular durante o exercício, que favorece o depósito de cálcio nos ossos e melhora a circulação sanguínea, permitindo que os nutrientes sejam distribuídos mais rapidamente.
Portanto, praticar boxe sempre será uma maneira eficiente de garantir esse acelerador de nutrientes de qualquer maneira.