O neurólogo mais velho do mundo compartilha os segredos de sua longevidade

Uma jornada através do tempo e da neurologia com o Dr. Howard Tucker, o médico mais velho em exercício no mundo, revelando seus segredos para manter a agilidade mental.

Publicado 12/08/2023 às 10:00 por Alex Torres

Nascimento em uma era diferente

Em 1922, quando o Dr. Howard Tucker nasceu, a esperança de vida média para um adulto era de 58 anos, e para as mulheres 61 anos. Tucker, agora com 101 anos, é o médico mais antigo ainda em exercício no mundo e tem praticado a neurologia há mais de 70 anos.

Longevidade saudável e o cérebro

Com a expectativa de vida em constante ascens√£o, muitos buscam ferramentas para alcan√ßar uma longevidade saud√°vel ‚Äď e quem melhor para orient√°-los do que algu√©m que j√° est√° l√°? Em termos de manter seu c√©rebro em forma, Tucker admite que a gen√©tica e um pouco de sorte podem ter desempenhado um papel, mas garante que h√° um princ√≠pio que norteia sua vida.

O segredo de um c√©rebro ‚Äúem forma‚ÄĚ

Tucker credita sua agilidade mental ao fato de manter sua mente constantemente ocupada com atividades de trabalho, sociais e de entretenimento. Ele explica que √† medida que envelhecemos, nossa capacidade mental passa por mudan√ßas naturais ‚Äď algumas √°reas do c√©rebro podem diminuir, a comunica√ß√£o entre neur√īnios pode se tornar menos eficaz e o fluxo sangu√≠neo pode diminuir.

Contudo, ele destaca que, assim como qualquer m√ļsculo do corpo, a mente precisa de exerc√≠cio constante para prosperar. A seguir, Tucker compartilha seus tr√™s h√°bitos di√°rios para aprimorar a sa√ļde de seu c√©rebro.

1. Trabalhar

Estudos t√™m mostrado uma conex√£o entre a aposentadoria e o aumento do decl√≠nio cognitivo. Tucker, que foi nomeado pelo Guinness World Records como o m√©dico mais antigo ainda em exerc√≠cio, enfatiza isso como uma das raz√Ķes pelas quais ainda n√£o se aposentou. Ele tamb√©m menciona que sua esposa, Sara, ainda pratica a psican√°lise e a psiquiatria aos 89 anos de idade.

Seu trabalho exige que ele se mantenha atualizado sobre os avanços mais recentes em neurologia. Além disso, ele sugere que atividades como voluntariado, aprender novas habilidades e seguir hobbies podem fornecer excelente estímulo mental.

2. Manter-se socialmente ativo

A evid√™ncia cient√≠fica sugere que relacionamentos fortes e est√°veis podem ajudar a manter a mem√≥ria e a fun√ß√£o cognitiva. Tucker entende isso bem e, apesar de muitos de seus amigos, familiares e colegas terem falecido, ele conseguiu estabelecer rela√ß√Ķes com colegas mais jovens por causa de seu trabalho.

3. Ler por prazer

Quando Tucker n√£o est√° lendo sobre os mais recentes avan√ßos em neurologia, ele gosta de ler biografias e hist√≥rias de detetives. Ele acredita que a leitura √© uma maneira eficaz de manter a mente agu√ßada, pois requer o processamento de uma grande quantidade de novas informa√ß√Ķes.

Além da cognição

Em entrevistas anteriores, Tucker mencionou que n√£o fuma e se mant√©m fisicamente ativo. Al√©m disso, ele enfatiza a import√Ęncia de uma dieta saud√°vel e equilibrada. Ele conclui: ‚ÄúN√£o h√° segredos para a longevidade. Vivemos todos os dias e morremos apenas uma vez, ent√£o devemos aproveitar ao m√°ximo o tempo que temos‚ÄĚ.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade