O Veneno da Positividade Extrema: Uma Vis√£o Aprofundada

Em uma cultura cada vez mais obcecada com a imagem, o efeito corrosivo de uma positividade tóxica tornou-se um aspecto alarmante de nossa sociedade atual. Ao tentar manter uma fachada de que tudo está bem quando na verdade não está, estamos criando uma bolha que distorce e adoça

Publicado 17/08/2023 às 08:07 por Alex Torres

A Definição da Positividade Tóxica

A positividade t√≥xica √© um estado mental que se concentra em manter uma atitude excessivamente positiva e alegre o tempo todo. N√£o √© um transtorno de sa√ļde mental classificado, mas um padr√£o de comportamento que pode ser potencialmente prejudicial. Causada por uma s√©rie de fatores, a positividade t√≥xica se caracteriza por negar ou minimizar emo√ß√Ķes negativas e por suprimir a express√£o de sentimentos, especialmente em ambientes p√ļblicos.

No entanto, a positividade t√≥xica n√£o √© um fen√īmeno novidade, mas foi facilitada e amplificada pela cultura das redes sociais. As plataformas de m√≠dia social criaram um espa√ßo onde apenas sentimentos positivos s√£o aceitos, levando as pessoas a evitar,¬† expressar ou reconhecer emo√ß√Ķes negativas.

Os Riscos Associados à Positividade Tóxica

a woman sitting on a couch looking at her cell phone

Whitney Goodman, em seu livro ‚ÄúToxic Positivity: Keeping It Real in a World Obsessed with Being Happy‚ÄĚ, explora o perigo desse mundo de ‚Äėboas vibra√ß√Ķes‚Äô que se infiltrou em nossas vidas. Ela argumenta que o direito de se sentir mal e expressar esse sentimento √© uma parte essencial de nossa sa√ļde mental.

Os riscos da positividade t√≥xica s√£o m√ļltiplos: pode levar a um esgotamento emocional, aumentar os n√≠veis de estresse, mascarar distimia, causar isolamento emocional e supress√£o de sentimentos, e levar √† despersonaliza√ß√£o.

Como Lutar Contra a Positividade Tóxica

O combate √† positividad t√≥xica requer a ajuda de aliados, tanto internos quanto externos. √Č importante reconhecer que se sentir mal √© normal e que as emo√ß√Ķes negativas s√£o reais e necess√°rias. Aumentar a exposi√ß√£o a outras pessoas e suas experi√™ncias de vida tamb√©m pode ser √ļtil, pois permite entender melhor suas perspectivas.

No entanto, a luta contra a positividad tóxica também envolve cuidado no modo como interagimos com as redes sociais. Seu uso para buscar incessantemente momentos de felicidade ou alegria em um mundo idealizado pode ser prejudicial.

Recuperar hobbies ou atividades que nos fazem sentir bem, independentemente da opinião dos outros, também pode melhorar a situação. Como mostrado em episódios de depressão e ansiedade, manter a mente ocupada com atividades certas pode ajudar a reduzir o impacto da positividad tóxica.

Em suma, a chave para combater a positividad t√≥xica √© buscar um equil√≠brio saud√°vel entre as emo√ß√Ķes positivas e negativas, e entender que ambas s√£o partes normais e necess√°rias de nossa experi√™ncia humana.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade