Onda de Frio em Chicago Impacta Autonomia de Baterias de Veículos Tesla

No extremo frio de Chicago, propriet√°rios de ve√≠culos Tesla enfrentam problemas para carregar suas baterias, com relatos de redu√ß√£o de at√© 50% na autonomia e ve√≠culos atolados em esta√ß√Ķes de recarga.

Publicado 19/01/2024 às 01:48 por Alex Torres

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√Ä medida que uma onda de frio intenso varre vastas regi√Ķes dos Estados Unidos, motoristas de ve√≠culos Tesla em Chicago vivenciam o rigor do inverno de forma abrupta. As baterias de seus carros el√©tricos t√™m sido severamente afetadas pelas baixas temperaturas, chegando a perder at√© metade de sua autonomia em condi√ß√Ķes de -23¬į Celsius, conforme um estudo de Geotab referenciado pelo Daily Mail brit√Ęnico. As esta√ß√Ķes de recarga, transformadas em ‚Äúcemit√©rios de Tesla‚ÄĚ, n√£o conseguem suprir a demanda dos ve√≠culos famintos por energia.

Estação de Recarga se Torna Ponto de Congestionamento

Um cenário particularmente difícil se desenhou em The Evergreen Marketplace, localizado na 9200 S. Western Ave., onde automóveis Tesla encontraram seu destino imóvel devido ao esgotamento de suas baterias provocado pelo frio cortante. A situação agravou-se com a formação de filas desde o domingo, em uma vã tentativa dos proprietários de recarregar seus veículos elétricos.

O canal de not√≠cias Fox 32 divulgou que alguns donos tiveram dificuldades at√© mesmo para destravar as portas de seus Teslas, um efeito colateral das temperaturas baixas. Da mesma forma, a NBC Chicago noticiou sobre as extensas esperas e as complica√ß√Ķes enfrentadas pelos motoristas no suburbio de Evergreen Park para abastecer seus carros.

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A Dura Noite dos Propriet√°rios de Tesla

Na madrugada gelada de segunda-feira, o desafio se intensificou quando mais condutores descobriram esta√ß√Ķes de recarga mal funcionando ou operando com uma lentid√£o agonizante. Brandon Welbourne, em conversa com a ABC News, revelou ter esperado mais de cinco horas para carregar seu carro, uma tarefa que em condi√ß√Ķes normais levaria apenas 45 minutos, mas sob a influ√™ncia do frio glacial, prolongou-se por at√© duas horas.

Snow is cleared with wheel loaders, cars and trucks are recovered and people are evacuated with the Home Guard‚Äôs tracked vehicle at Ekerodsrasten on the E22 between Horby and Kristianstad in southern Sweden, January 4, 2024. TT News Agency/ Johan Nilsson via REUTERS ATTENTION EDITORS ‚Äď THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. SWEDEN OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SWEDEN.

‚ÄúVi pelo menos dez carros sendo rebocados porque ficaram sem bateria. Est√° muito frio, consome-se muita energia s√≥ para manter o carro aquecido, ent√£o est√£o levando todo mundo e n√£o temos onde carregar‚ÄĚ, relatou Welbourne.

A CBS News apontou que o alcance das baterias foi drasticamente reduzido pela metade, e os tempos de carga aumentaram consideravelmente, exacerbando os desafios para os motoristas. O suporte online da Tesla reconheceu que o aumento do consumo energ√©tico √© um fen√īmeno esperado diante das condi√ß√Ķes fr√≠gidas, pois aquecer a bateria e o interior do ve√≠culo demanda mais energia.

Medidas Recomendadas pela Tesla

Em resposta a esses epis√≥dios, a companhia de Elon Musk aconselhou, como precau√ß√£o e atrav√©s de seu website, que os donos de ve√≠culos el√©tricos mantenham a carga acima de 20% e que deixem seus carros conectados continuamente durante per√≠odos de frio. A Tesla tamb√©m aconselha o uso da fun√ß√£o de ‚Äúpreacondicionamento‚ÄĚ para que as baterias sejam preparadas para uma recarga mais eficiente.

Com ao menos dez carros Tesla rebocados somente em Chicago, os usu√°rios questionam a efic√°cia dos ve√≠culos el√©tricos em climas extremos e buscam solu√ß√Ķes para superar tais adversidades.

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