Onda de Frio em Chicago Impacta Autonomia de Baterias de Veículos Tesla

No extremo frio de Chicago, proprietários de veículos Tesla enfrentam problemas para carregar suas baterias, com relatos de redução de até 50% na autonomia e veículos atolados em estações de recarga.

Publicado 19/01/2024 às 01:48 por Alex Torres

À medida que uma onda de frio intenso varre vastas regiões dos Estados Unidos, motoristas de veículos Tesla em Chicago vivenciam o rigor do inverno de forma abrupta. As baterias de seus carros elétricos têm sido severamente afetadas pelas baixas temperaturas, chegando a perder até metade de sua autonomia em condições de -23° Celsius, conforme um estudo de Geotab referenciado pelo Daily Mail britânico. As estações de recarga, transformadas em “cemitérios de Tesla”, não conseguem suprir a demanda dos veículos famintos por energia.

Estação de Recarga se Torna Ponto de Congestionamento

Um cenário particularmente difícil se desenhou em The Evergreen Marketplace, localizado na 9200 S. Western Ave., onde automóveis Tesla encontraram seu destino imóvel devido ao esgotamento de suas baterias provocado pelo frio cortante. A situação agravou-se com a formação de filas desde o domingo, em uma vã tentativa dos proprietários de recarregar seus veículos elétricos.

O canal de notícias Fox 32 divulgou que alguns donos tiveram dificuldades até mesmo para destravar as portas de seus Teslas, um efeito colateral das temperaturas baixas. Da mesma forma, a NBC Chicago noticiou sobre as extensas esperas e as complicações enfrentadas pelos motoristas no suburbio de Evergreen Park para abastecer seus carros.

A Dura Noite dos Proprietários de Tesla

Na madrugada gelada de segunda-feira, o desafio se intensificou quando mais condutores descobriram estações de recarga mal funcionando ou operando com uma lentidão agonizante. Brandon Welbourne, em conversa com a ABC News, revelou ter esperado mais de cinco horas para carregar seu carro, uma tarefa que em condições normais levaria apenas 45 minutos, mas sob a influência do frio glacial, prolongou-se por até duas horas.

Snow is cleared with wheel loaders, cars and trucks are recovered and people are evacuated with the Home Guard’s tracked vehicle at Ekerodsrasten on the E22 between Horby and Kristianstad in southern Sweden, January 4, 2024. TT News Agency/ Johan Nilsson via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. SWEDEN OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SWEDEN.

“Vi pelo menos dez carros sendo rebocados porque ficaram sem bateria. Está muito frio, consome-se muita energia só para manter o carro aquecido, então estão levando todo mundo e não temos onde carregar”, relatou Welbourne.

A CBS News apontou que o alcance das baterias foi drasticamente reduzido pela metade, e os tempos de carga aumentaram consideravelmente, exacerbando os desafios para os motoristas. O suporte online da Tesla reconheceu que o aumento do consumo energético é um fenômeno esperado diante das condições frígidas, pois aquecer a bateria e o interior do veículo demanda mais energia.

Medidas Recomendadas pela Tesla

Em resposta a esses episódios, a companhia de Elon Musk aconselhou, como precaução e através de seu website, que os donos de veículos elétricos mantenham a carga acima de 20% e que deixem seus carros conectados continuamente durante períodos de frio. A Tesla também aconselha o uso da função de “preacondicionamento” para que as baterias sejam preparadas para uma recarga mais eficiente.

Com ao menos dez carros Tesla rebocados somente em Chicago, os usuários questionam a eficácia dos veículos elétricos em climas extremos e buscam soluções para superar tais adversidades.

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