Previsão indica extremos de chuva e calor intenso no Brasil nos próximos 10 dias

Meteorologista alerta para instabilidade no Sul e predomínio de ar seco no Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Publicado 03/10/2025 às 17:36 por Viviane Grecilo Torres

Os próximos 10 dias prometem uma mistura de contrastes no clima brasileiro. Enquanto algumas regiões enfrentam calorão e tempo seco, outras devem se preparar para muita chuva e até temporais isolados. A meteorologista Estel Sias, do canal MetSul no YouTube, destacou as tendências regionais e o que esperar desse período de transição.

Segundo ela, diferentes partes do país vão experimentar padrões opostos. O Sul está prestes a encarar grandes acumulados de chuva, enquanto o interior do Nordeste e Centro-Oeste segue com poucas nuvens e altas temperaturas. Confira o que vem por aí de acordo com as previsões mais recentes.

Sul deve enfrentar mais temporais e volumes elevados

No Sul do Brasil, a chuva não deve dar trégua nos próximos dias. Instabilidades se repetem e podem trazer pancadas fortes, principalmente entre sexta-feira e domingo. O clima quente aumenta o risco de tempestades, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O oeste gaúcho, Campos de Cima da Serra e a divisa com Santa Catarina podem acumular de 100 a 150 mm, com possibilidade de índices ainda maiores. Grande Curitiba deve receber entre 50 e 100 mm. Já no norte do Paraná, a chuva será escassa ou até inexistente.

Sudeste e Centro-Oeste terão pouca chuva e muita secura

O Sudeste vai continuar com chuvas irregulares. A maioria dos volumes se concentra no leste de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. No interior de Minas e oeste paulista, a previsão indica períodos prolongados sem chuva significativa.

No Centro-Oeste, pancadas isoladas podem ocorrer no oeste e sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas Goiás, Distrito Federal e o leste de Mato Grosso seguem sob ar seco. O calor promete ser intenso nessas áreas.

Nordeste segue dominado pelo ar seco

No interior do Nordeste, a expectativa é de mais uma semana sob domínio do ar seco, o que praticamente elimina as chances de chuva. Apenas o litoral pode registrar algumas pancadas. Estados como Bahia, Pernambuco, Paraíba e boa parte do Rio Grande do Norte sentirão esse padrão.

Ceará, Piauí e Maranhão também aparecem na lista dos locais com mínima ou nenhuma chuva para os próximos dez dias. O chamado Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) permanece extremamente seco.

Região Norte: transição de estações e chuva irregular

A Amazônia já começa a mostrar sinais de transição entre o inverno climático e o verão amazônico. Em Roraima e Amazonas, os volumes permanecem acima da média, mas em lugares como Rondônia, Acre e sul do Amazonas, a chuva fica abaixo de 50 mm.

No Pará, precipitações mais expressivas atingem o oeste e a direção de Roraima, enquanto o centro-leste do estado e o Tocantins quase não devem registrar chuva.

Resumo das previsões para 10 dias

  • Sul: altos volumes de chuva e risco de temporais
  • Sudeste: chuva concentrada no leste, interior seco
  • Centro-Oeste: pancadas isoladas no oeste, calor e secura predominante
  • Nordeste: ar seco domina, chuva só no litoral
  • Norte: transição para verão amazônico, precipitação irregular

Alívio à vista, mas só nas próximas semanas

Apesar do predomínio do tempo seco em boa parte do país, a meteorologista acredita que, a partir da segunda quinzena de outubro, a chuva deve se espalhar melhor. Isso pode trazer alívio para o calor extremo e ajudar na qualidade do ar.

Enquanto isso, vale acompanhar as atualizações diárias no site metsu.com para ficar por dentro das mudanças rápidas no tempo pelo Brasil.

Mais sobre o assunto

Voltar ao topo

Posts relacionados

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade