Sexta com calor e contrastes: temporais no Norte, rajadas no litoral e chuva no Sul
Baixa pressão entre Argentina e Paraguai impulsiona chuva e calor no Brasil; temporais no Norte e RS, rajadas de até 70 km/h e umidade em 12% no interior.
Uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai dita o ritmo desta sexta no Brasil. Ela carrega calor e umidade do Norte em direção ao Sul e estimula pancadas. Além disso, ventos no Sudeste reforçam instabilidades, enquanto a Amazônia abastece o Centro-Oeste.
Na outra ponta, ventos marÃtimos alimentam a faixa litorânea do Nordeste, e o calor com a umidade mantém temporais em vários estados do Norte. Por fim, uma onda de calor amplia extremos de temperatura em amplas áreas, exigindo atenção redobrada ao longo do dia.
Cenário geral e termômetros em alta
Os termômetros sobem de forma atÃpica. Em Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, sul de Maranhão e de PiauÃ, além do oeste de Minas, São Paulo e noroeste do Paraná, a temperatura fica 5º ou mais acima da média. Já Cuiabá e o noroeste de Mato Grosso do Sul entram em área laranja, com 3º a 5º acima.
Máximas previstas
Mesmo com variações regionais, o calor marca presença nas capitais. As projeções mostram contrastes nÃtidos entre Sul e Norte, com picos expressivos. Confira, em ordem crescente, as máximas de hoje e planeje atividades evitando horários mais quentes.
- 28º — Porto Alegre
- 29º — Salvador
- 30º — Belo Horizonte
- 32º — São Paulo
- 35º — Goiânia
- 35º — Cuiabá
- 36º — Palmas
Região Sul
Nebulosidade e chuva
No Sul, o céu fecha no Rio Grande do Sul, enquanto boa parte de Santa Catarina e do Paraná segue com tempo mais firme. Ainda assim, a umidade avança de norte para sul e reorganiza nuvens. Além disso, o calor vindo do Norte ajuda a formar áreas de instabilidade.
No Rio Grande do Sul, pancadas variam de moderadas a fortes e há risco de temporais isolados com eventual granizo. Por outro lado, o litoral de Santa Catarina e do Paraná pode registrar chuviscos. Em Porto Alegre, a máxima alcança 28º, com sensação abafada ao longo da tarde.
Sudeste
Nuvens e aberturas
No Sudeste, a nebulosidade ganha força no EspÃrito Santo, na Zona da Mata, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Já São Paulo e Rio de Janeiro tendem a ter perÃodos mais abertos. Entretanto, a circulação de ventos mantém o ar instável em vários setores.
As pancadas avançam com atenção especial no EspÃrito Santo e entre o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, onde episódios fortes e localizados podem ocorrer. Assim, a tarde concentra maior potencial de chuva intensa e trovoadas, exigindo cuidado em áreas urbanas.
Centro-Oeste
Umidade amazônica em ação
O transporte de umidade da Amazônia sustenta pancadas no Centro-Oeste. Nuvens mais carregadas dominam Mato Grosso e o sudeste de Goiás, com chance de chuva de moderada a forte no centro-norte mato-grossense. Além disso, o calor amplia a sensação de abafamento nas cidades.
No norte de Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás e no Distrito Federal, a chuva aparece de forma isolada, mas pode vir forte à tarde. Em paralelo, Cuiabá e o noroeste de Mato Grosso do Sul seguem na faixa em laranja, com anomalias entre 3º e 5º.
Nordeste
Faixa leste úmida, interior mais seco
Os ventos do mar alimentam nuvens na faixa leste entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, incluindo Salvador, enquanto o interior segue com céu mais limpo. Entretanto, o calor persiste em amplas áreas do semiárido, o que exige hidratação e proteção solar.
Entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, as chuvas variam de fracas a moderadas. Há atenção entre Ilhéus e Porto Seguro, onde as pancadas podem apertar por momentos. Já nas demais áreas litorâneas, os eventos tendem a ser irregulares e passageiros.
Norte
Temporais e altos volumes
No Norte, a combinação de calor e umidade sustenta temporais. Nuvens carregadas predominam sobre Amazonas, Roraima e o sul do Pará, com continuidade de episódios fortes também no Acre e em Rondônia. Portanto, a tarde concentra maior risco de trovoadas.
No litoral do Amapá, a chance de chuva fraca permanece. Além disso, áreas do oeste do Tocantins podem registrar instabilidade rápida. Em Palmas, a máxima chega a 36º, reforçando o cenário de calor intenso com sensação térmica elevada.
Vento e umidade: alertas em vigor
Rajadas e secura do ar
As rajadas variam entre 40 e 50 km/h em grande parte do Nordeste, em Goiás, em Minas, no norte de São Paulo e no sudeste de Tocantins. Já no Rio Grande do Norte e entre o litoral norte do Rio de Janeiro e o sul do EspÃrito Santo, picos chegam a 70 km/h.
No interior do Nordeste, em parte de Tocantins, entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além do extremo nordeste de Goiás, a umidade cai e acende o alerta. O destaque vai para sul do PiauÃ, Maranhão, oeste da Bahia, interior paulista, norte do Paraná, extremo leste do Tocantins e Sudeste de Mato Grosso do Sul, com Ãndices podendo atingir 12%.
Esta sexta combina chuva localizada, temporais e calor forte. Assim, vale monitorar avisos, hidratar-se bem, evitar sol no pico do dia e redobrar atenção a rajadas, granizo e baixa umidade. Em caso de emergência, busque abrigo seguro e atualizações oficiais.