Descobrindo Estratégias para Turbinar o Metabolismo
Conheça os segredos para acelerar o metabolismo, perder peso de maneira saudável e manter o corpo em pleno funcionamento. Descubra quais alimentos e bebidas podem ser seus aliados nessa jornada.
É um conhecimento universal que, para emagrecer, é necessário uma alimentação equilibrada e a promoção de um metabolismo acelerado. Este último, responsável por todos os processos químicos contínuos que ocorrem em nosso corpo, é vital para o funcionamento normal de nossos órgãos. A tarefa de respirar, reparar células e digerir alimentos, por exemplo, são algumas das ações realizadas graças ao metabolismo. É ele quem determina a quantidade de calorias que nosso corpo utiliza para nos manter vivos e realizar todas essas operações, fenômeno conhecido como taxa metabólica basal.
Portanto, ter um metabolismo acelerado significa queimar mais calorias fazendo as mesmas atividades do que antes (e também mais do que a média da população). E como é possível alcançar esse feito? A resposta é simples: consumindo alimentos e bebidas que ajudem a acelerar o metabolismo.
Vinagre de Maçã: o Acelerador de Metabolismo Natural
O vinagre de maçã possui um componente-chave para a perda de peso: o ácido acético. Esta substância auxilia na redução da taxa de açúcar no sangue e no armazenamento de gordura no corpo. Além disso, o vinagre de maçã também inibe os centros que controlam o apetite no cérebro e aumenta a enzima AMPK no corpo, acelerando o metabolismo.
Café e Chá: Aliados na Aceleração do Metabolismo
Estudos consagrados demonstraram que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica em até 11%. Aqueles que consomem três xícaras de café por dia podem queimar até 100 calorias a mais a cada 24 horas.
Enquanto isso, o chá, parente próximo do café, também possui o poder de acelerar o metabolismo devido às catequinas presentes em sua composição. Pessoas que estão em dieta e consomem chá, perdem em média, 1,3 kg a mais do que os que não o fazem. O chá vermelho e o chá verde são os mais recomendados neste caso, pois auxiliam na redução da gordura abdominal e na eliminação de líquidos.
Chá de Gengibre: Mais Calorias Queimadas
O gengibre, conhecido por ser um alimento que acelera o metabolismo, tem grandes benefícios. Estudos comprovam que dissolver dois gramas de gengibre em pó em um copo de água pode ajudar a queimar até 43 calorias a mais do que se consumido apenas água.
Água: o Líquido Vital para Perda de Peso
Beber água é uma ação simples e extremamente benéfica para quem deseja emagrecer. Pesquisas indicam que a ingestão de água acelera o metabolismo entre 24 e 30%, energia que nosso corpo gasta para realizar todos os processos físicos e químicos. Além disso, beber água queima calorias por si só. Consumindo um litro de água, por exemplo, queimamos 46 calorias. Se consumirmos dois litros por dia, queimaremos 644 calorias por semana e 2.576 por mês. Em três meses, a perda de peso pode chegar a um quilo, apenas bebendo água.
Suco de Toranja Natural: Auxílio na Perda de Peso
A toranja, conhecida por suas propriedades emagrecedoras, pode ajudar a perder até 1,5 kg em apenas três meses, ao tomar meio fruto por dia em cada refeição. Acredita-se que haja uma conexão fisiológica entre a toranja e a insulina, impactando o peso corporal. As propriedades químicas da toranja reduzem o nível de insulina de quem a consome, acelerando a perda de peso.
Chás de Fucus: Acelerando o Metabolismo Basal
O fucus é uma alga marinha rica em sódio e iodo, muito usada como acelerador do metabolismo basal. As folhas de fucus podem ser encontradas facilmente em qualquer loja de produtos naturais.
Como vimos, existem inúmeras maneiras naturais e simples de acelerar nosso metabolismo e alcançar uma perda de peso saudável e sustentável. O mais importante é lembrar que cada organismo é único e pode reagir de maneira diferente. Por isso, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer dieta ou rotina alimentar.