O enigma da procrastinação: como enfrentar e superar?
A procrastinação é um problema que afeta muitas pessoas, causando transtornos no dia a dia. Este artigo busca esclarecer como evitar essa armadilha, explorando suas raízes, características e possíveis estratégias para combatê-la.
Quem nunca adiou uma tarefa ou compromisso que atire a primeira pedra! A procrastinação, conhecida popularmente como o ato de “empurrar com a barriga”, é um comportamento que pode afetar qualquer pessoa, gerando diversos problemas em seu dia a dia, desde uma simples tarefa do trabalho até projetos de vida.
Procrastinar – muito além da preguiça
Do latim procrastinare, que significa literalmente levar adiante ou postergar, procrastinar é um comportamento mais complexo do que simplesmente ter preguiça. Enquanto o preguiçoso deixa de realizar tarefas e atividades que deveria realizar, o procrastinador faz uma troca: ao invés de executa uma tarefa mais complexa, realiza outra de menor complexidade e que muitas vezes não faz sentido para ele.
Procrastinação por uma perspectiva psicanalítica
Na psicanálise, a procrastinação é um comportamento que pode esconder outras nuances. Pode ser um reflexo de um medo de encarar a realidade, que pode ser insatisfatória ou frustrante. Por exemplo, o medo de ser criticado ou julgado, ou a pressão por atender as expectativas próprias e alheias, pode levar a pessoa a evitar certas tarefas. O procrastinador, muitas vezes, opta por realizar atividades que lhe trazem um prazer imediato, seguindo o que a Psicanálise denomina de princípio do prazer a nível inconsciente.
Quem são os procrastinadores?
Os procrastinadores geralmente apresentam algumas características comuns:
- Evitam realizar tarefas importantes, criando um cenário negativo e justificando a necessidade de relaxar primeiro;
- Priorizam atividades de lazer, como jogar videogame ou confraternizar com os amigos, em detrimento de tarefas necessárias;
- Adiam ao máximo a execução de tarefas, realizando-os de última hora, quando não há outra opção.
Como evitar a procrastinação?
Existem algumas estratégias que podem ajudar a evitar a procrastinação, apesar de suas causas serem mais profundas e complexas:
- Estabelecer um planejamento e organizar sua rotina;
- Utilizar aplicativos que auxiliam no gerenciamento do tempo;
- Determinar suas prioridades a curto, médio e longo prazo.
O importante é buscar entender melhor a si mesmo. Processos terapêuticos, como a psicanálise, podem ajudar a identificar e trabalhar questões profundas que estão por trás do comportamento de procrastinar.
Sete dicas para combater a procrastinação
Confira algumas dicas que podem ajudar a parar de “empurrar as coisas com a barriga” e concluir suas tarefas:
- Inicie sua atividade pela manhã, se possível;
- Se for uma atividade contínua, tente praticá-la todos os dias;
- Arranje uma companhia para tarefas que podem ser feitas em parceria;
- Prepare-se para a tarefa;
- Comprometa-se com seus objetivos;
- Priorize as tarefas mais importantes;
- Pense nas sensações positivas que você terá ao concluir as tarefas.
Lembre-se: o processo de vencer a procrastinação pode ser trabalhoso, mas é possível e necessário para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada e produtiva.