Como a Cultura Egípcia nos revela a criação do Mundo?

Exploramos a aparente contradição entre os relatos da criação no Gênesis e sua conexão com a cultura egípcia.

Publicado 24/07/2024 às 16:56 por Viviane Grecilo Torres

Lendo o livro do Gênesis, especialmente os capítulos 1 e 2, encontramos relatos diferentes da criação. No primeiro capítulo, parece que o homem e a mulher foram criados juntos, do pó da terra, num único ato. No capítulo 2, entretanto, a narrativa sugere que Eva foi criada da costela de Adão após a criação dos animais.

Aparente Contradição

O capítulo 1 de Gênesis, versos 26 e 27, indica a criação simultânea do homem e da mulher. Animais e plantas também foram criados antes deles.

Já o capítulo 2, versos 4 em diante, descreve Eva sendo criada depois de Adão e após os animais. Contradiz o primeiro relato.

O Verbo Yatsar

O verbo “yatsar”, usado para “fazer” ou “criar”, aparece em ambos os relatos. No capítulo 2, verso 19, está no modo verbal perfeito, podendo ser traduzido como mais que perfeito. O texto da tradução Almeida, revista e atualizada, lê assim: “Havendo, pois, o Senhor Deus formado…”

Essa interpretação indica que Deus já havia formado os animais antes de os trazer a Adão. Contudo, essa solução gramatical não é conclusiva e não é amplamente aceita por especialistas em hebraico.

Influência Egípcia

Moisés, educado no Egito, escreveu para hebreus imersos na cultura egípcia. Os relatos egípcios da criação dividem-se em duas partes: forças siderais e a criação de animais, plantas e humanos.

Para os hebreus, Moisés utilizou um estilo literário egípcio, dividindo a criação em dois relatos distintos. No primeiro relato, ele corrige ideias egípcias sobre forças siderais divinas. No segundo, corrige as ideias sobre a criação dos seres vivos.

Exemplos na Narrativa

Moisés distingue a luz surgida no primeiro dia do sol criado no quarto dia. Quebra a ideia de que o sol seria a luz do mundo. Ele também evita chamar o sol de sol e a lua de lua, designando-os apenas como luminares.

Isso retira qualquer conotação divina atribuída a eles na tradição egípcia. No primeiro relato da criação, corrige conceitos egípcios de forças divinas. No segundo, corrige as ideias sobre a criação do homem, animais e plantas.

Conclusão

Não há contradição entre os dois relatos. O primeiro apenas menciona a criação do homem e da mulher, sem detalhes. O segundo amplia esses detalhes. Moisés usou um estilo literário egípcio para ensinar os hebreus sobre a verdadeira história da criação.

Vídeo Referência para este artigo:

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