CPF na Nota: Para quê realmente serve?

Entenda como as farmácias conseguem oferecer grandes descontos em remédios ao obter o seu CPF.

Atualizado 05/08/2024 às 19:41 por Cintia Dominguez

Já percebeu como os preços dos remédios caem drasticamente ao fornecer seu CPF na farmácia? Entenda o que está por trás dessa prática comum.

O aumento dos preços e o milagre dos descontos

Recentemente, muitos consumidores notaram um “aumento” significativo no preço dos medicamentos. Ao fornecer o CPF, o valor inicial, que parecia exorbitante, muitas vezes cai mais de 75%. Como isso é possível?

O papel do CPF na nota fiscal

O programa “CPF na Nota” foi criado pelos governos estaduais para incentivar a emissão de notas fiscais e aumentar a arrecadação de impostos, principalmente o ICMS. Oferecendo sorteios e prêmios, os governos conseguiram que mais pessoas informassem seus CPFs nas compras.

Farmácias e a coleta de dados

As farmácias perceberam uma grande oportunidade com esse programa. Ao obter o CPF do cliente, elas não apenas emitem a nota fiscal, mas também coletam uma vasta quantidade de informações pessoais.

Reportagens de 2023 revelaram que as farmácias sabem tudo sobre seus clientes: desde a hora da compra de um antidepressivo até a compra de uma bala para tosse. Isso é possível graças à Lei de Proteção de Dados, que permite que você solicite um registro dessas informações na farmácia do seu bairro.

Uma questão de privacidade e valor dos dados

A troca do CPF por descontos é, na verdade, uma venda de dados. Essas informações são valiosas e são comercializadas por grandes somas de dinheiro. As farmácias utilizam esses dados para diversas finalidades, muitas vezes sem o conhecimento do consumidor.

Você já se perguntou o quanto vale seus dados? Saber o valor dessas informações faria muitos reconsiderarem essa troca aparentemente vantajosa.

O mito dos descontos

Os descontos oferecidos pelas farmácias muitas vezes são ilusórios. Os preços dos medicamentos são inflacionados antecipadamente, para que o “desconto” pareça uma grande vantagem. No entanto, o valor real do remédio sempre foi aquele que aparece após fornecer o CPF.

O custo real dos medicamentos

Os custos de fabricação dos remédios são muito inferiores aos preços cobrados nas farmácias. A Indústria Farmacêutica é bilionária porque vende o alívio da dor a preços elevados, lucrando enormemente.

Leia Também: Elon Musk e o America PAC: Coleta de Dados ou incentivo ao voto? 

O que podemos fazer?

Para mudar essa situação, é necessário cobrar ações do governo federal brasileiro. Leis que proíbam a coleta de CPFs em troca de descontos precisam ser implementadas. Além disso, as farmácias devem ser obrigadas a vender os produtos pelo preço justo, sem manipular os consumidores com falsas vantagens.

Embora pareça difícil, o poder está nas mãos dos cidadãos. Se as prioridades fossem outras, poderíamos evitar ser enganados por esse sistema. Enquanto isso, é possível minimizar os impactos financeiros aprendendo a lidar com essas situações.

Esteja sempre atento e preparado para evitar cair nessas pegadinhas disfarçadas de benefícios. Lembre-se, quando algo parece bom demais para ser verdade, geralmente é porque você é o produto.

Voltar ao topo

Posts relacionados

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade