O Poder Nutritivo do Brócolis
O brócoli, uma joia verde do Mediterrâneo, está se tornando cada vez mais o protagonista de dietas modernas, devido ao seu perfil nutricional impressionante e propriedades preventivas contra o câncer.
Historicamente, o brócolis se originou na região mediterrânea, por volta do século VI a.C. Como resultado de um cruzamento na família das Brassica, essa verdura rica em nutrientes se estabeleceu na região italiana, conforme relatado pela revista Cuerpomente (Argentina).
Um Olhar Sobre o Valor Nutricional do Brócolis
De acordo com informações da Cuerpomente, os valores nutricionais do brócolis por cada 100g são impressionantes:
- Calorias: 34 calorias (142 kJ)
- Carboidratos: 6,6 g
- Gorduras: 3,1 (ômega 3 e ômega 6)
- Fibra: 2,6 g
- Açúcar: 1,7 g
- Proteínas: 2,8 g
- Vitamina A: 623 IU
- Vitamina C: 89,2 mg
- Vitamina K: 102 mcg
- Folatos: 63 mcg
- Potássio: 316 mg
- Ferro: 0,7 mg
- Cálcio: 47,0 mg
Propriedades percebidas no Brócolis
Além de ser rico em vitaminas e minerais, o brócolis oferece uma série de benefícios para a saúde. Ele contém quantidades significativas de vitamina A, vitamina C, ácido fólico, potássio e ferro. Consumir apenas uma porção de 200 gramas de brócolis fornece a quantidade diária recomendada de vitamina C para adultos.
Além disso, o brócolis pode ajudar a combater a constipação devido ao seu alto teor de fibras. A fibra proporciona sensação de saciedade, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e é benéfica para diabéticos e pessoas que desejam controlar seu apetite e perder peso.
Com alto teor de água, o brócoli atua como um depurativo e diurético natural eficaz, que estimula a produção de urina e ajuda a eliminar toxinas do corpo. Seu conteúdo rico em antioxidantes combate os efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro e aparecimento de rugas e manchas na pele.
Benefícios do Brócolis para a Saúde
Principais artigos da Cuerpomente destacam os seguintes benefícios do consumo regular de brócolis:
- Proteção contra o câncer: Além dos nutrientes essenciais, o brócolis contém compostos sulfurados como o sulforafano, que impede que as células pré-cancerosas se tornem malignas, induz a morte de células doentes e impede a formação de vasos sanguíneos que alimentam e desenvolvem tumores.
- Combate à anemia: Seu alto teor de ferro, clorofila e ácido fólico tornam o brócolis um alimento altamente recomendado para pessoas com anemia, causada por deficiência de ferro.
- Diminuição da bactéria Helicobacter pylori: a verdura atua no estômago como um antibiótico natural, capaz de diminuir a população da bactéria Helicobacter pylori, uma das causas da úlcera estomacal.
- Alívio dos sintomas da menopausa: Durante a menopausa, o consumo de brócolis é recomendado, pois contém fitoestrógenos com ação antiestrogênica semelhante à da soja, ajudando a aliviar os sintomas.
- Depuração do organismo: O brócolis também exerce uma ação hepática complexa e estimula a conhecida “depuração” interna do organismo.
Hora de preparar Brócolis! Confira essas Dicas valiosas:
Para preservar todas as propriedades nutricionais do brócolis, é necessário um cuidado especial ao cozinhá-lo. Emily Ho, pesquisadora da Universidade Estatal de Oregon e do Instituto Linus Pauling (Estados Unidos), sugere um tempo máximo de cozimento de apenas dois ou três minutos ou, de preferência, preparado no vapor e servido crocante para evitar a perda da mirosinasa, uma enzima que favorece a absorção de glucosinolatos anticancerígenos.
Para desfrutar do sabor do brócolis, bem como de suas propriedades anticâncer, você pode prepará-lo no vapor por cerca de 5-7 minutos. Tempere-o com uma colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem, suco de limão e pimenta-do-reino moída na hora.