Obtenha a forma desejada: Dicas inteligentes para emagrecer em setembro

Descubra a import√Ęncia do exerc√≠cio f√≠sico para acelerar o metabolismo e queimar gordura, proporcionando perda de peso e melhorando sua sa√ļde

Publicado 06/09/2023 às 19:27 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Setembro é a época do ano em que muitos de nós procuramos formas de perder peso. A estratégia mais inteligente para alcançar esse objetivo pode não ser a mais óbvia: ao invés de se focar apenas no cardio (corrida, natação, etc.), devemos considerar também a força e a tonificação, que são atividades físicas conhecidas por queimar mais gordura.

Por que focar em exercícios de força e tonificação?

woman using dumbbells

A raz√£o pela qual os exerc√≠cios de for√ßa e tonifica√ß√£o s√£o t√£o eficazes na queima de gordura √© que eles aceleram o metabolismo, gra√ßas ao aumento da massa muscular. Enquanto o cardio queima calorias durante o exerc√≠cio, os exerc√≠cios de for√ßa o fazem durante todo o dia. De acordo com o Dr. Leigh Breen, um especialista em exerc√≠cio f√≠sico, ‚Äúo m√ļsculo √© mais metabolicamente ativo que a gordura, ent√£o, quanto mais m√ļsculo voc√™ ganhar, mais calorias voc√™ queima e mais chances voc√™ tem de perder gordura‚ÄĚ.

Além disso, os exercícios de força são essenciais para ajudar a perder a gordura resistente, aquela que se acumula ao longo dos anos e que é muito difícil de eliminar.

Continua após a publicidade..

Os melhores exercícios para emagrecer

No entanto, nem todos os exercícios de força são adequados para a perda de peso. Aqui estão alguns dos mais eficazes:

  • Agachamentos com barra ou halteres: Os agachamentos s√£o fundamentais para ter gl√ļteos mais firmes e tonificados, o que, juntamente com o uso de pesos ou barras, as torna um exerc√≠cio completo, pois aumenta a queima de calorias e melhora o tom muscular enquanto as fazemos. √Č importante lembrar que ao abaixar, os joelhos n√£o devem se sobressair na ponta do p√©.

a woman holding a kettle in a gym

  • Ponte de gl√ļteos: As pontes de gl√ļteos s√£o importantes para fortalecer a parte posterior do corpo e podem aliviar a dor nas costas ao melhorar a for√ßa dos gl√ļteos. S√£o de impacto baixo, mas de alta intensidade. √Č crucial contrair os gl√ļteos cada vez que sobe.
  • Estocadas: Tamb√©m conhecidas como lunges, as estocadas s√£o um exerc√≠cio similar aos agachamentos, mas que envolve uma gama maior de movimentos, pois s√£o focadas em trabalhar os gl√ļteos superiores, os m√ļsculos posteriores da coxa, os flexores do quadril e os quadr√≠ceps.
  • Pull-ups (Dominadas): As dominadas s√£o essenciais para fortalecer a parte superior do corpo, particularmente a parte posterior e os bra√ßos. Este exerc√≠cio trabalha o dorsal largo, os b√≠ceps e os m√ļsculos da parte superior das costas.
  • Press de ombros com halteres: O press de ombros √© crucial para desenvolver ombros e tr√≠ceps fortes. Este exerc√≠cio trabalha os deltoides, tr√≠ceps e trap√©zios superiores, e √© perfeito para continuar a estimular o metabolismo enquanto desenvolvemos m√ļsculos e for√ßa.

Benefícios mentais dos exercícios de força

woman lifting barbell

N√£o √© apenas o corpo que se beneficia dos exerc√≠cios de for√ßa; a mente tamb√©m tem muito a ganhar. Estudos indicam que esse tipo de atividade f√≠sica pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e at√© mesmo combater sintomas de depress√£o e ansiedade. Isso acontece porque, ao fazer exerc√≠cios de for√ßa, o corpo libera endorfinas, que s√£o horm√īnios respons√°veis pela sensa√ß√£o de bem-estar. Al√©m disso, ao notar os resultados positivos no corpo, como aumento da massa muscular e redu√ß√£o da gordura, a autoestima tende a melhorar, contribuindo para um estado mental mais positivo.

Como incorporar exercícios de força na rotina?

Agora que voc√™ j√° conhece os benef√≠cios, pode estar se perguntando como incorporar esses exerc√≠cios na sua rotina di√°ria. A resposta √© simples: comece aos poucos. Se voc√™ √© iniciante, n√£o precisa se jogar imediatamente em treinos intensos. Comece com s√©ries mais leves e v√° aumentando a intensidade gradativamente. Outra dica √© buscar a orienta√ß√£o de um profissional de educa√ß√£o f√≠sica para criar um plano de treino adaptado √†s suas necessidades. Ele ou ela pode ajudar a definir a quantidade de s√©ries, repeti√ß√Ķes e o peso ideal para voc√™, al√©m de garantir que os exerc√≠cios sejam realizados da forma correta, minimizando o risco de les√Ķes.

N√£o desanime, lembre-se que cada pequeno passo conta na jornada para a perda de peso e um estilo de vida mais saud√°vel.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade