A verdade por trás da febre das NFTs: Celebridades, especulação e perdas

Exploramos a controversa ascensão e queda das NFTs, revelando fraudes e perdas que afetaram muitos investidores.

Publicado 02/09/2024 às 20:47 por Juliana Alves Naziazeno

Recentemente, as NFTs, especialmente aquelas que apresentam imagens de macacos, dominaram o mercado digital. Celebridades como Justin Bieber chegaram a pagar milhões por essas imagens. Mas por quê?

O fenômeno das imagens de macacos

O “Board Ape” tornou-se um símbolo nas NFTs. Traduzido, significa “Macaco Entediado.” Justin Bieber, por exemplo, usou uma dessas imagens como foto de perfil.

O enigma das celebridades

Justin Bieber e outros famosos investiram milhões nessas imagens digitais. Mas qual o motivo?

Embora pareça insensato, muitos acreditaram que essas celebridades estavam investindo no futuro. No entanto, a realidade é bem diferente.

Ganhos para poucos, perdas para muitos

A maioria das celebridades que compraram as NFTs o fez para promover negócios específicos. Pessoas comuns, ao acreditarem na promessa de lucro, perderam seu dinheiro.

Dados indicam que hoje 94% das NFTs valem zero. Em menos de dois anos, o valor dessas coleções diminuiu mais de 80%.

Os verdadeiros beneficiados

Enquanto celebridades como Bieber e Madonna lucraram, investidores comuns amargaram prejuízos. Muitos perderam tudo o que investiram.

Fraudes e manipulação de mercado

Casos como o de Jimmy Fallon, acionista de uma empresa de NFTs, ilustram a complexidade da manipulação. Ele promoveu NFTs em seu programa, enganando espectadores.

NFTs, assim como moedas digitais, não produzem valor real. Investir em algo sem valor é arriscado e, geralmente, leva a perdas.

Desvendando a blockchain

A tecnologia blockchain, base das NFTs, registra transações de criptomoedas. Apesar de inovadora, ela não garante valor intrínseco às NFTs.

As pessoas que investiram em NFTs acreditaram em promessas vazias. A especulação e a propaganda enganosa contribuíram para a ilusão de valor.

O impacto das crenças financeiras

Crenças financeiras influenciam a maneira como gastamos e investimos nosso dinheiro. Traumas e crenças erradas podem levar a decisões financeiras ruins.

Investir em algo sem valor real é perigoso. Celebridades e a especulação exacerbada contribuíram para a bolha das NFTs.

Os investidores devem ser cautelosos e buscar investimentos que realmente produzem valor. A lição aqui é clara: promessas vazias não garantem retornos financeiros.

Se você foi afetado pela queda das NFTs, reflita sobre seus investimentos futuros. Procure sempre discernir o valor real antes de investir.

Muitas outras tendências surgirão, mas cabe a cada um de nós analisar cuidadosamente antes de investir nosso dinheiro em promessas duvidosas.

 

Referência para este artigo:
Carol Capel Formada em Finanças Empresariais, com pós-graduação em Marketing e Mestrado em Finanças Internacionais pela High School Management (HSM), e Mestrado em Neurociência e Comportamento pela Universidade de Cracóvia. Fluente em Português, Espanhol, Italiano e Inglês, atualmente estuda Polonês. Empresária do setor digital, é responsável pelo curso de inglês mais vendido no mercado online: carolmeensina.com. Investidora com expertise em FOREX, gerencia uma holding de investimentos há sete anos.

Voltar ao topo

Posts relacionados

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade