Como aumentar o consumo de proteínas para acelerar o metabolismo e perder peso

Para perder peso de maneira eficaz e r√°pida, √© fundamental prestar aten√ß√£o no nosso metabolismo que √© essencial para esse processo. Mas, o que √© o metabolismo? √Č o processo pelo qual nosso corpo transforma o que comemos e bebemos em energia.

Publicado 10/08/2023 às 08:32 por Alex Torres

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Durante este processo, as calorias dos alimentos e bebidas se combinam com o oxigênio para liberar a energia de que nosso corpo precisa para funcionar. Portanto, nossa taxa metabólica determina a rapidez com que queimamos calorias, o que influencia na velocidade com que podemos perder peso e na facilidade com que podemos ganhar peso.

Assim, quanto mais rápido for o nosso metabolismo, mais rápido conseguiremos perder peso. Embora isso dependa muito da genética e da idade (com o passar dos anos, tende a desacelerar), podemos modificar isso através da alimentação, especificamente através do consumo de proteínas.

Os melhores alimentos para comer quando queremos perder peso

Como já mencionado anteriormente, alimentos ricos em proteínas auxiliam na perda de peso, pois aceleram o metabolismo em até 30% por algumas horas após a ingestão, conforme comprovado por numerosas pesquisas. Além disso, eles ajudam a reduzir a vontade de comer.

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Para aumentar o consumo de proteínas, é necessário comer alimentos ricos nestas, mas será mais fácil se você souber como fazê-lo através da criação de novos hábitos:

  • Consumir ovos no caf√© da manh√£, almo√ßo ou jantar: com 6 gramas de prote√≠na em um grande, os ovos s√£o essenciais para acelerar o metabolismo. Al√©m disso, cont√™m os nove amino√°cidos essenciais, que s√£o vitais para o bom funcionamento do corpo, pois sua falta pode causar uma diminui√ß√£o da imunidade e problemas digestivos, al√©m de depress√£o e problemas de fertilidade. Seu consumo est√° fortemente associado √† perda de peso.
  • Jantar frango ou peru: √† noite, √© essencial consumir prote√≠nas. Aumentar o consumo em 25% pode reduzir a vontade de comer em 60%, diminuir o desejo de beliscar √† noite e causar uma perda de peso de quase meio quilo por semana.
  • Adicionar prote√≠na em p√≥ √†s suas bebidas: pode ajudar a equilibrar uma refei√ß√£o que seja baixa em prote√≠nas.
  • Lanche com iogurte grego sem gordura: com cerca de 19,9 gramas de prote√≠nas por unidade, √© essencial para acelerar o metabolismo, e pode ser consumido com frutas ou aveia.
  • Consumir peixes e legumes: al√©m de frango, peru ou vegetais, voc√™ deve aumentar o consumo de peixes, pois al√©m de saud√°vel cont√©m cerca de 39 gramas por x√≠cara, aproximadamente. E tamb√©m deve-se comer legumes pelo menos duas vezes por semana.
  • Ingerir queijos e frutos do mar para ocasi√Ķes especiais: sempre √© melhor optar por queijos mais suaves, frescos e macios, pois quanto mais envelhecidos, mais concentrados s√£o o sal, as gorduras e as prote√≠nas. Quanto ao marisco, √© uma maravilha carregada de prote√≠nas e muito baixa em gorduras que pode nos fazer mais de um favor nutricional.
  • Adicionar vegetais a todos os seus pratos: al√©m de ajud√°-lo a perder peso e acelerar o metabolismo, proteger√° contra doen√ßas e melhorar√° sua pele e cabelo. Voc√™ pode chegar a cinco x√≠caras se fizer sucos verdes ou se acostumar a sempre comer um acompanhamento de vegetais com seus pratos de prote√≠na.

Quantidade necessária de proteínas

H√° diferentes opini√Ķes sobre isso. Alguns especialistas afirmam que o corpo precisa de uma quantidade m√≠nima de 0,7 gramas de prote√≠na por cada quilo de peso de uma pessoa. Outros sugerem que a figura anterior √© escassa, e que as pessoas precisam de uma quantidade muito maior de prote√≠na por dia.

Al√©m disso, a idade influencia, pois um estudo publicado no The American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism descobriu que quando as pessoas com mais de 50 anos comiam cerca do dobro da dose di√°ria de prote√≠nas, podiam desenvolver m√ļsculo mais facilmente. Portanto, se voc√™ quiser perder peso e desenvolver m√ļsculo, voc√™ deve consumir 1,5 gramas de prote√≠na a cada quilo de peso corporal. Portanto, para uma pessoa que pesa 59 quilos, sua quantidade di√°ria seria de cerca de 90 gramas (dependendo da sua idade e n√≠vel de atividade f√≠sica).

Al√©m disso, √© importante distribuir essas gramas nas diferentes refei√ß√Ķes do dia, pois ‚Äúo corpo s√≥ pode usar de 15 a 25 gramas de prote√≠na de cada vez para desenvolver m√ļsculo; o restante √© decomposto e usado como combust√≠vel ou armazenado como gordura‚ÄĚ, garante o nutricionista Alex Caspero.

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