Como cuidar e manter piscinas de pl√°stico em excelente estado

Descubra como realizar a manuten√ß√£o adequada das piscinas de pl√°stico, a fim de prolongar sua vida √ļtil. Conhe√ßa os inimigos do mobili√°rio de exterior e aprenda a combater os efeitos das condi√ß√Ķes clim√°ticas adversas, da exposi√ß√£o solar e do ac√ļmulo de sujeira.

Publicado 19/08/2023 às 15:38 por Alex Torres

Preservando a longevidade das piscinas de pl√°stico

A manuten√ß√£o adequada da casa √© a melhor maneira de prolongar a vida √ļtil de seus objetos. O desgaste e a neglig√™ncia s√£o os principais inimigos dos itens dom√©sticos, como eletrodom√©sticos e m√≥veis. Neste contexto, os m√≥veis de exterior s√£o os mais afetados pelas condi√ß√Ķes clim√°ticas adversas, exposi√ß√£o solar e ac√ļmulo de sujeira. Se voc√™ tem uma piscina de pl√°stico desmont√°vel no jardim, sabe muito bem que esses tr√™s fatores s√£o uma amea√ßa ao seu bom estado e limpeza.

Para manter sua piscina de plástico durável por muitos anos, a solução é realizar a manutenção adequada. Em outras palavras, saber quando limpá-la, como fazê-lo, quais produtos usar e como fazer reparos, se necessário. Neste artigo, você encontrará todos os cuidados que as piscinas de plástico necessitam para manter uma piscina saudável e limpa por mais tempo. Continue lendo para aprender mais!

Cuidados necess√°rios para as piscinas de pl√°stico

O cuidado com uma piscina de PVC √© bastante simples se realizado com frequ√™ncia. O problema surge quando o estado da piscina √© completamente negligenciado. Ent√£o, o mofo, os fungos e as algas proliferam. A √°gua torna-se turva e o ac√ļmulo de sedimentos na superf√≠cie e no fundo torna a tarefa de deixar a piscina de pl√°stico como nova torna-se √°rdua e exaustiva.

Por isso, √© fundamental conhecer os cuidados para piscinas de pl√°stico antes de instalar o produto. Assim, voc√™ poder√° adquirir todos os elementos e subst√Ęncias necess√°rias para a manuten√ß√£o correta com anteced√™ncia, sem esquecer nenhum passo a seguir.

Por que é importante estar preparado antes da montagem? Porque a piscina de PVC deve ser desinfetada antes do primeiro uso. Isso é especialmente recomendado quando a água é de irrigação ou vem de um poço, ou seja, não é água potável. Por esta razão, é necessário realizar uma hipercloração para obter uma limpeza efetiva.

Mesmo que a água seja potável, é aconselhável ter todos os elementos necessários para a manutenção desde o primeiro momento. Ter isso em mente ajudará você a economizar dinheiro na compra do produto, pois existem ofertas de piscinas desmontáveis que incluem o kit de limpeza, manutenção ou reparo para resolver problemas. Nesses casos, o kit geralmente tem um preço significativamente mais baixo do que se os itens fossem comprados separadamente, mesmo que o valor deles esteja incluído no preço final. Portanto, antecipar-se pode ser uma decisão inteligente para economizar dinheiro.

Se você já tem a piscina de PVC cheia de água cristalina e deseja que a água permaneça limpa por mais tempo, continue lendo para aprender como fazer a manutenção das piscinas.

Manutenção de piscinas de poliéster de segunda mão e outros modelos

A manutenção periódica da água e do estado da piscina de plástico é a melhor maneira de manter a água cristalina. Independentemente de você ter uma piscina de poliéster de segunda mão ou uma piscina desmontável nova, você tem duas alternativas ao fazer a manutenção da piscina.

Em primeiro lugar, h√° a manuten√ß√£o f√≠sica que √© feita com os elementos do kit de limpeza. Para isso, voc√™ precisar√° de v√°rios itens, como o coletor de folhas para limpar a superf√≠cie da piscina. Em seguida, voc√™ deve conectar o tubo do filtro ao limpador de fundo para deixar o ch√£o livre de sedimentos. Este passo √© crucial porque muitos materiais org√Ęnicos tendem a se depositar no fundo das piscinas de pl√°stico, o que leva √† prolifera√ß√£o de algas e mofo. Ap√≥s isso, pegue uma escova e esfregue a sujeira acumulada na linha de flutua√ß√£o para deixar a piscina completamente limpa. Este √ļltimo passo pode ser feito independentemente e sempre que voc√™ ver sedimento nas paredes, evitando que o resto da √°gua fique suja.

Em segundo lugar, h√° a manuten√ß√£o qu√≠mica que √© feita atrav√©s da introdu√ß√£o de subst√Ęncias qu√≠micas na √°gua. Para isso, primeiro √© necess√°rio medir os n√≠veis qu√≠micos com fitas reativas para detectar a potabilidade da √°gua. Fa√ßa o teste de acordo com as instru√ß√Ķes do fabricante. O n√≠vel de pH da √°gua deve estar entre 7,2 e 7,6, enquanto o n√≠vel de cloro deve estar entre 1,0 e 2,0 ppm. Se os valores n√£o forem os desejados, ser√° necess√°rio adicionar mais quantidade do produto at√© atingir esses n√≠veis.

Em resumo, para obter resultados efetivos, é recomendado combinar ambos os tipos de manutenção para limpar as piscinas de plástico.

Dicas para a limpeza de piscinas de PVC

Cada piscina é diferente e, portanto, deve ser limpa de maneira diferente. Não é a mesma coisa limpar uma piscina de plástico duro, uma piscina de concreto, ou outra piscina de plástico. Tanto as dicas de limpeza quanto os elementos a serem usados podem variar de um modelo para outro.

Observe estas dicas para a limpeza de piscinas de PVC e obtenha excelentes resultados.

Piscinas retangulares desmont√°veis

  • Os sedimentos tendem a se acumular nos √Ęngulos das piscinas de pl√°stico retangulares. Portanto, preste especial aten√ß√£o nestas √°reas ao passar o limpador de fundo.
  • Al√©m de esfregar a linha de flutua√ß√£o, use a escova para limpar os v√©rtices das piscinas retangulares desmont√°veis, pois √© onde os fungos e algas geralmente se depositam.

Piscinas de pl√°stico grandes

  • Fa√ßa a manuten√ß√£o das piscinas de pl√°stico grandes uma vez por semana. Isso evitar√° a multiplica√ß√£o de fungos e algas. Se voc√™ for consistente com a limpeza, economizar√° tempo, esfor√ßo e dinheiro na manuten√ß√£o.
  • Coloque um dosador flutuante com cloro, bromo ou o produto recomendado pelo fabricante da piscina. Esta √© uma alternativa ideal para distribuir melhor a subst√Ęncia em grandes piscinas.

Piscinas desmont√°veis pequenas

  • Tente limpar as pequenas piscinas de pl√°stico pelo menos duas vezes por semana, mas especialmente se houve mau tempo. Como cont√™m menos volume de √°gua, √© prov√°vel que a piscina se suje mais rapidamente.
  • Como n√£o cont√©m um volume significativo de √°gua, tente trocar todo o l√≠quido a cada tr√™s meses. Assim, voc√™ usar√° menos produtos qu√≠micos e a √°gua estar√° mais cristalina.

Reparação de piscinas plásticas desmontáveis

Escolher piscinas pl√°sticas desmont√°veis em vez de modelos infl√°veis ou piscinas de concreto √© uma decis√£o estrat√©gica por v√°rias raz√Ķes. Trata-se de um produto acess√≠vel em termos econ√īmicos e requer pouca manuten√ß√£o, dois pontos claros a favor. No entanto, ao contr√°rio das piscinas de concreto, os modelos desmont√°veis de PVC s√£o mais fr√°geis.

A ocorrência de vazamentos ou rupturas é um problema pouco frequente mas, quando ocorre, gera desconforto. Não se desespere! Os buracos na piscina de plástico podem ser reparados facilmente e com poucos elementos. Além disso, é uma reparação muito mais acessível do que as das piscinas de material. Descubra como cons

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade