Como organizar uma festa infantil sem estresse? Checklist completo

Com um planejamento cuidadoso e antecipado, é totalmente possível transformar a organização de uma festa infantil numa tarefa prazerosa

Publicado 13/09/2023 às 16:02 por Alex Torres

Primeiro passo: o planejamento

Antes de qualquer ação, é imprescindível estabelecer onde e quando a festa acontecerá. O ideal é iniciar essa preparação com pelo menos vinte dias de antecedência. Dessa forma, a escolha de cada item da festa ocorre de forma tranquila e sem estresse. Além disso, ainda é possível obter alguns descontos! A festa pode ser realizada em um buffet, que geralmente tem um custo mais elevado, ou em casa ou no salão de festas. Caso você não tenha muito tempo disponível, talvez o buffet seja a opção mais viável.

Segundo passo: escolha do tema

A decisão sobre o tema da festa pode ficar a cargo dos pais ou do próprio aniversariante, caso já tenha idade para isso. Quando a escolha for feita, é importante verificar se as lojas de festas possuem itens com o tema escolhido para a decoração. Caso contrário, você pode investir em uma decoração colorida e vibrante, que certamente agradará as crianças.

Terceiro passo: definir o local, data e hor√°rio

A definição do local, da data e do horário é crucial para o sucesso do evento. Se a festa é para uma criança pequena, o melhor horário tende a ser à tarde para que a criançada possa aproveitar sem ficar muito cansada.

Quarto passo: lista de convidados

Tome nota de todos os convidados em um caderno e separe adultos de crianças para calcular a quantidade de lembranças, comidas e bebidas necessárias para a festa. Uma dica: normalmente, em aniversários de um ano, a quantidade de adultos é maior do que a de crianças.

Quinto passo: c√°lculo de comida e bebida

A quantidade de comida e bebida a ser servida precisa ser cuidadosamente calculada para evitar desperdícios. Para os adultos, a porção individual média é de 6 salgados, 3 doces, 5 copinhos de bebidas e 1 1/2 lata de cerveja. As crianças, por outro lado, consomem em média 5 salgados, 2 doces e 4 copinhos de bebidas. Para o bolo, reserve aproximadamente 70 gramas por pessoa.

Sexto passo: lembrancinhas

As lembrancinhas devem ser encomendadas com antecedência, levando em consideração a quantidade e o modelo escolhido. Caso você prefira fazer as lembrancinhas em casa, programe-se para ter tempo suficiente. Lembre-se de calcular uma lembrancinha por criança ou uma por família.

Sétimo passo: animação e brincadeiras

Para garantir a diversão da criançada, você pode alugar brinquedos ou contratar alguém para animar e cuidar das crianças. Mesmo sem a contratação de profissionais, o ambiente pode ser preenchido com brinquedos, papéis, lápis de cor, livrinhos, entre outros. O mais importante é deixar os convidados à vontade e aproveitando a festa.

Oitavo passo: fotos e filmagens

Para garantir que todos os momentos especiais sejam registrados, considere contratar um fotógrafo ou pedir a alguém da família ou um amigo para registrar a festa através de fotos e/ou filmagens.

Nono passo: roupa do/a aniversariante

Na escolha da roupa do aniversariante, leve em consideração que as crianças estarão correndo, pulando e se divertindo, então, o conforto deve ser prioridade.

Décimo passo: lista de compras para a festa

Na hora de comprar os itens para a festa, aqui v√£o algumas sugest√Ķes: bal√Ķes, barbante ou fio de nylon, bonecos esculpidos no isopor com os personagens do tema, variados tipos de balas e pirulitos, pratinhos, copinhos, fita crepe ou dupla face, talheres descart√°veis, guardanapos, velas e bandejas para servir.

Décimo Primeiro Passo: Trilha Sonora da Festa

A m√ļsica cria uma atmosfera especial e pode fazer toda a diferen√ßa no clima da festa. Escolha uma playlist que reflita o tema da festa e que seja apropriada para a faixa et√°ria dos convidados. Se a festa for para crian√ßas, can√ß√Ķes infantis animadas s√£o uma √≥tima op√ß√£o. J√° para festas de adolescentes ou adultos, voc√™ pode selecionar m√ļsicas populares ou hits que estejam em alta. Se poss√≠vel, invista em um pequeno sistema de som ou caixa amplificada para garantir que todos possam ouvir e se divertir com as m√ļsicas.

Décimo Segundo Passo: Convites e Comunicação

O convite n√£o s√≥ informa o local, data e hora da festa, mas tamb√©m serve como uma pr√©via do que os convidados podem esperar. √Č importante que o design do convite esteja alinhado com o tema escolhido. Hoje, al√©m dos convites f√≠sicos, muitas pessoas optam por enviar convites digitais, seja por e-mail ou aplicativos de mensagens, o que pode ser uma alternativa mais econ√īmica e pr√°tica. N√£o se esque√ßa de solicitar confirma√ß√£o de presen√ßa (RSVP) para ajudar na organiza√ß√£o e no c√°lculo das quantidades de comida, bebida e lembrancinhas.

Com planejamento e organização, a festa do seu filho será um sucesso. Divirta-se!

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade