Desacelerando a Vida: Um Dec√°logo para Viver Melhor

Nosso ritmo de vida acelerado no Ocidente est√° afetando seriamente nossa sa√ļde e relacionamentos. Aqui est√£o dez conselhos preciosos do autor Carl Honor√©, do livro "Elogio √† Lentid√£o", para ajudar a desacelerar e melhorar a qualidade de vida. Reserve um momento para ler conscient

Publicado 16/08/2023 às 15:04 por Alex Torres

1) N√£o seja escravo da sua agenda

Muitas das tarefas que você tem em mente agora podem ser adiadas. Faça um teste e você verá. Não deixe sua agenda dominar sua vida.

2) Esteja presente nos momentos com a sua família e amigos

Quando estiver com seu parceiro, filhos ou amigos, desligue o celular e desconecte o telefone. A presença é um presente valioso.

3) Aprecie suas refei√ß√Ķes

Reserve um tempo para comer e beber. Comer com pressa pode causar problemas digestivos e se a comida é boa e bem temperada, você não irá apreciá-la como deveria. Este é um dos prazeres da vida, não o estrague.

4) Reserve um tempo para si mesmo

Passe um tempo sozinho, em silêncio. Ouça sua voz interior. Medite sobre a vida em geral. Não tenha medo do silêncio. Pode ser difícil no início, mas em breve você perceberá os benefícios.

5) Evite o ruído desnecessário

N√£o se deixe atordoar por ru√≠dos ou assista televis√£o como se fosse uma criatura hipnotizada. Ou√ßa m√ļsica calmamente e voc√™ ver√° qu√£o linda ela pode ser. N√£o fique na frente da televis√£o sem motivo.

6) Defina suas prioridades

Escreva uma lista de prioridades. Se o primeiro item que você escreveu é o trabalho, algo está errado: reescreva. O trabalho é importante e deve ser feito, mas pense um pouco e você verá que não é o mais importante na sua vida.

7) Dê atenção ao amor

N√£o acredite na ideia de que √© poss√≠vel oferecer amor em pouco tempo. Escute os sonhos das pessoas que voc√™ ama, seus medos, suas alegrias, seus fracassos, suas fantasias e problemas. √Č um erro pensar que uma hora de amor por dia √© suficiente.

8) Ajuste-se ao ritmo dos seus filhos

N√£o espere que seus filhos acompanhem o seu ritmo. √Č voc√™ quem deve diminuir a velocidade e ir ao ritmo deles. Lembre-se de que a conversa e a companhia silenciosa s√£o os meios de comunica√ß√£o mais antigos que existem.

9) Cure-se do vírus da pressa

O vírus da pressa é uma epidemia global. Se você foi infectado, tente se curar.

10) Recupere o controle do seu tempo

Retome o controle do seu tempo, dia após dia. Pare de se submeter à tirania do tempo.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade