Desvendando os segredos para emagrecer após os 40 anos

Com o avanço da idade, nosso metabolismo vai perdendo velocidade e o peso parece querer ficar. A partir dos 30 anos, a situação começa a se

Publicado 03/10/2023 às 18:28 por Alex Torres

Os principais culpados por isso s√£o os horm√īnios tireoidianos, que diminuem de ritmo com o passar do tempo. Al√©m disso, nos homens, h√° uma diminui√ß√£o na produ√ß√£o de testosterona, que auxilia no desenvolvimento dos m√ļsculos; e nas mulheres, h√° redu√ß√£o de estr√≥geno, o que leva a um ac√ļmulo maior de gordura.

No entanto, a boa notícia é que existem formas de driblar essa situação. E não apenas por uma questão estética, mas também para alcançar a maturidade com a melhor forma física possível, especialmente porque a expectativa de vida está cada vez maior. E é aqui que entram os conselhos de especialistas, como a seguir.

Adicione sabor picante √†s suas refei√ß√Ķes

Uma alternativa para agregar variedade √†s suas refei√ß√Ķes e n√£o cair na monotonia √© usar temperos picantes. Especificamente, os especialistas recomendam a pimenta preta, que cont√©m piperina, um composto que melhora o metabolismo e impede o ac√ļmulo de gordura no corpo.

Consuma meio abacate por dia (no m√°ximo)

Os abacates est√£o cheios de gorduras boas e, se consumirmos meio por dia, isso nos ajudar√° a perder peso. Outros estudos descobriram que comer um abacate por dia ajuda a eliminar a gordura abdominal. Al√©m disso, o abacate, al√©m de nos ajudar a perder peso ap√≥s os 40 anos, √© rico em fibras, antioxidantes e in√ļmeras vitaminas e minerais, incluindo o pot√°ssio, que apoia a fun√ß√£o card√≠aca e tamb√©m ajuda a regular a press√£o arterial.

Priorize a digest√£o

woman holding blue petaled flower

√Ä medida que envelhecemos, as enzimas digestivas do nosso corpo come√ßam a diminuir naturalmente, tornando mais dif√≠cil a quebra de carboidratos, prote√≠nas e gorduras e a absor√ß√£o dos nutrientes necess√°rios para manter o corpo funcionando de forma eficiente. Portanto, √© essencial mastigar os alimentos lentamente e come√ßar as refei√ß√Ķes com vegetais de folhas verdes, como agri√£o, espinafre e dente-de-le√£o, para ativar as enzimas digestivas.

Pratique exercícios de impacto

Milo Bryant, treinador e autor do livro ‚ÄúImpar√°vel depois dos 40‚ÄĚ, tem claro que h√° um exerc√≠cio perfeito para aqueles que passaram dos 40 anos, o skipping, que consiste em elevar o joelho acima da cintura mantendo o quadril em uma posi√ß√£o elevada.

Consuma mais frutas e castanhas

Para perder peso mais r√°pido ap√≥s os 40, devemos aumentar nosso consumo de frutas, pois s√£o uma grande fonte de nutrientes, e quando integradas em um estilo de vida saud√°vel, podem promover a perda de peso. Al√©m disso, devemos consumir nozes (um punhado por dia), pois, quando consumidas com modera√ß√£o, s√£o ideais para perder peso, como j√° revelou a ci√™ncia em v√°rias ocasi√Ķes.

Beber ch√° verde

O consumo regular de chá verde ajuda a perder peso corporal e gordura abdominal. Este benefício pode ser atribuído ao fato de esta bebida ser especialmente rica em catequinas, antioxidantes naturais que aceleram o metabolismo e promovem a perda de peso.

Afastar-se dos carboidratos simples

Os carboidratos simples s√£o compostos por um ou dois a√ß√ļcares, s√£o digeridos rapidamente e t√™m um valor nutricional relativamente baixo. Portanto, se queremos perder peso, principalmente ap√≥s os 40 anos, devemos parar de consumir esse tipo de alimento.

Beber mais √°gua

Uma maneira eficaz de combater a desaceleração do metabolismo que acompanha a idade é aumentar a ingestão de água. Acredite ou não, o simples ato de beber água pode acelerar o metabolismo em 24 a 30%, de acordo com vários estudos.

Aumentar a ingestão de proteínas

fried food on white ceramic plate

Além de beber água, devemos aumentar nosso consumo de proteínas, pois isso ajuda a acelerar o metabolismo em até 30% por algumas horas após a ingestão. Os estudos mostraram que esses alimentos aumentam mais o efeito térmico do corpo, além da saciedade, o que faz com que você coma menos durante o dia, ajudando assim a perder peso.

Em resumo, mesmo que a idade traga algumas dificuldades, ainda √© poss√≠vel manter a forma e a sa√ļde com as estrat√©gias certas. Ent√£o, siga essas dicas e desfrute de uma melhor qualidade de vida!

Foque no sono de qualidade

N√£o subestime o poder de uma boa noite de sono, especialmente quando voc√™ passa dos 40 anos. A falta de sono n√£o s√≥ afeta o seu humor e a sua concentra√ß√£o, como tamb√©m tem um impacto direto no seu peso. Quando n√£o dormimos o suficiente, nosso corpo produz mais grelina, o horm√īnio da fome, e menos leptina, o horm√īnio que nos faz sentir saciados. Isso pode resultar em mais lanches e calorias extras que voc√™ n√£o precisa. Al√©m disso, a falta de sono pode levar ao aumento dos n√≠veis de cortisol, um horm√īnio do estresse que tem sido associado ao ac√ļmulo de gordura abdominal. Portanto, tente obter pelo menos 7 a 8 horas de sono de qualidade por noite para ajudar na perda de peso e no bem-estar geral.

Aprenda a gerenciar o estresse

O estresse √© outra vari√°vel que muitas vezes ignoramos quando tentamos perder peso. O estresse cr√īnico pode levar ao aumento dos n√≠veis de cortisol, contribuindo para o ganho de peso, especialmente na regi√£o abdominal. Estrat√©gias como medita√ß√£o, ioga e t√©cnicas de respira√ß√£o profunda podem ser muito eficazes para gerenciar o estresse. A pr√°tica regular dessas atividades pode n√£o apenas ajudar voc√™ a manter os n√≠veis de cortisol sob controle, mas tamb√©m melhorar a sua sa√ļde mental, tornando mais f√°cil manter um estilo de vida saud√°vel e ativo.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade