Estornos e transtornos na era das máquinas de cartão. Como se proteger?

O universo das vendas é repleto de complexidades e nuances que podem deixar até mesmo os mais experientes comerciantes com algumas

Publicado 23/11/2023 às 08:04 por Alex Torres

Imagine a cena: você realiza uma venda, seu cliente leva o produto, e tudo parece fluir na mais perfeita ordem. Contudo, eis que surge a inesperada chamada – o cliente deseja estornar a compra. O que fazer nessas horas para não acabar com o prejuízo de perder tanto a mercadoria quanto o valor da venda?

Primeiramente, é preciso compreender que existem dois tipos de estorno:

  • Estorno Imediato: Este ocorre em comum acordo com o cliente no momento da venda. Seja por erro no valor lançado ou desistência do cliente, você pode realizar o cancelamento diretamente no aplicativo da sua máquina de cartão.
  • Chargeback: Um termo inglês para estorno, mas que ganhou fama no mundo das transações como sinônimo de dor de cabeça. Ocorre quando o cliente, já em posse do produto, solicita à operadora do cartão o cancelamento da venda por algum motivo.

Como proteger o seu negócio dos estornos injustos?

a person holding a cell phone and a receipt

Agora que já sabemos os tipos de estorno, vamos ao que interessa: como prevenir que seu negócio seja prejudicado?

  • Dica 1: Nome Sugestivo na Fatura: Ao cadastrar sua máquina de cartão, insira um nome que seja facilmente associado ao seu negócio. Afinal, nomes desconexos podem confundir o cliente e levar a pedidos de estorno por simples desencontro de informações.
  • Dica 2: Contrato e Identificação: Em vendas de alto valor, considerar a elaboração de um contrato pode ser uma boa prática. Além disso, sempre verifique a identidade do portador do cartão, assegurando-se de que a compra está sendo realizada pelo titular.
  • Dica 3: A Importância da Assinatura: Mesmo o titular do cartão estando presente, obtenha uma assinatura. Isso pode ser útil para contestar um chargeback, caso o próprio titular tente uma fraude.

Adotar essas medidas certamente minimizará os riscos de estornos indevidos e dará a você maior tranquilidade na gestão das transações comerciais.

Prevenção é sempre o melhor remédio!

Encare o estorno como um fantasma que pode ser evitado com a prática de ações preventivas. Acompanhando cada transação com atenção e seguindo as dicas aqui apresentadas, a segurança das suas vendas estará fortalecida. Lembre-se: informação é a ferramenta mais valiosa para quem deseja sucesso nos negócios.

Se surgirem dúvidas ou se você desejar mais informações sobre como gerir riscos e proteger suas vendas, não hesite em buscar apoio e orientação. A prevenção é, sem dúvida, a chave para um negócio saudável e uma mente tranquila.

Se este artigo foi útil para você ou não, deixe seu feedback nos comentários e sua sugestão para novas pautas!

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade