Inovação à mesa: o impacto da Inteligência Artificial no mercado da alimentação

O futuro dos negócios alimentícios está intrinsecamente ligado à tecnologia. A Inteligência Artificial (IA), em particular, promete transformações marcantes no setor.

Publicado 06/09/2023 às 16:00 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

A IA tem sido um dos tópicos mais abordados recentemente, com seu potencial considerado praticamente ilimitado. Segundo as projeções, essa tecnologia integrará todos os negócios em alguns anos. Mas como podemos aproveitá-la agora no setor de alimentação, seja em restaurantes, lanchonetes, entregas ou venda de produtos alimentícios em lojas?

A IA pode ser uma parceira poderosa para segmentar pedidos, aprimorar o atendimento ao cliente, agilizar entregas e sugerir novos pedidos com base em históricos anteriores. No fim das contas, trata-se de personalizar a experiência do cliente e proporcionar um serviço que atenda suas demandas com maior eficácia.

E o melhor: sua implementação não é coisa de um futuro distante. Muitas empresas já estão explorando o potencial da Inteligência Artificial para potencializar seus negócios.

Continua após a publicidade..

Decifrando o termo: o que é Inteligência Artificial?

Para quem ainda não está familiarizado, a Inteligência Artificial é um campo da tecnologia que se esforça para desenvolver máquinas capazes de realizar tarefas complexas combinando dados e aprendizado de máquina. Em termos mais simples: alguma vez já notou como seu aplicativo de música favorito faz recomendações? Isso é um exemplo de IA.

Essa tecnologia está presente em uma variedade de setores, incluindo reconhecimento facial, tecnologia bancária, algoritmos de redes sociais e aplicativos de entrega. Mais recentemente, a IA começou a gerar conteúdo a partir de comandos dados por uma pessoa, através da Inteligência Artificial Generativa.

Aplicando a Inteligência Artificial no mercado alimentício

  • Agilizando o atendimento com chatbots

As conversas automatizadas por aplicativos, conhecidas como chatbots, são uma forma de IA. Elas são extremamente úteis para responder rapidamente e resolver questões superficiais dos clientes ou fazer a triagem para um atendimento humano, impedindo que a equipe de atendimento fique sobrecarregada.

  • Sugerindo novos pedidos com base em históricos

A IA pode fazer sugestões de upselling, downselling e cross-selling com base em pedidos anteriores, criando uma personalização inicial entre consumidores e marca. A sugestão pode ser veiculada por meio de notificações, e-mails ou até mesmo durante a navegação no aplicativo ou site.

  • Gerenciando o estoque

As ferramentas de IA já podem gerenciar o estoque de lojas e restaurantes. Com base nos dados inseridos e nas análises realizadas, elas podem indicar quando há necessidade de adquirir novos produtos, emitir alertas de estoque baixo e mostrar a necessidade de promover produtos que estão com baixa saída.

  • Analisando hábitos de compras

Um aspecto ainda pouco explorado da IA é a análise dos hábitos de compras de cada consumidor, gerando um retrato preciso sem interferências subjetivas. Isso possibilita a construção de uma estratégia direcionada e eficaz para o seu negócio.

  • Auxiliando na criação de conteúdos para marketing

Com o auxílio de uma equipe ou profissionais de marketing, seu negócio pode utilizar de forma adequada o potencial da Inteligência Artificial Generativa, gerando posts de promoções, criando legendas, trabalhando imagens e muito mais para agilizar o processo de divulgação. No entanto, é importante frisar que a IA generativa não substitui profissionais como designers e redatores. Ela serve apenas para acelerar o trabalho e garantir que a sua marca não fique para trás.

Buscando mais insights para o seu negócio? Conheça o blog da e.dona

A e.dona é uma loja virtual especializada em todo tipo de material para casa e escritório. Mas nossa atuação vai além da venda de produtos; aqui, você encontra um blog repleto de dicas para ajudar seu negócio a render mais e se tornar mais organizado.

Confira nosso blog com dicas para o trabalho, para a casa e também para o cuidado com pets.

Acesse agora mesmo para saber mais.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade