Instagram: Novas ferramentas vão detectar imagens geradas por inteligência artificial

Uma nova função do Instagram permitirá que os usuários identifiquem imagens e fotos que são produto de inteligência artificial, uma medida para combater as notícias falsas e a desinformação.

Publicado 08/08/2023 às 15:30 por Alex Torres

Os usu√°rios do Instagram logo ter√£o mais ferramentas para detectar imagens e fotografias falsas na rede social. Uma nova fun√ß√£o permitir√° que os usu√°rios identifiquem, por meio de etiquetas especiais, quando uma postagem na rede social‚ÄĒseja uma imagem, ilustra√ß√£o ou fotografia‚ÄĒ√© na verdade produto da intelig√™ncia artificial.

Etiquetas de inteligência artificial

Esta caracter√≠stica, √ļtil para identificar imagens que podem gerar confus√£o ou not√≠cias falsas, adicionar√° uma nova se√ß√£o na qual ser√° exibida a mensagem ‚ÄúO criador ou a Meta dizem que este conte√ļdo foi criado ou editado com intelig√™ncia artificial‚ÄĚ. Al√©m disso, ser√£o fornecidos recursos informativos para que os usu√°rios possam identificar esses conte√ļdos por si pr√≥prios.

A janela pop-up do Instagram tamb√©m indicar√° qual programa gerou a ilustra√ß√£o e fornecer√° respostas a perguntas frequentes como ‚ÄúO que √© uma IA gerativa?‚ÄĚ e ‚ÄúComo saber quando as postagens usam intelig√™ncia artificial?‚ÄĚ

Ferramentas de inteligência artificial

De acordo com o desenvolvedor de aplicativos, Alessandro Paluzzi, como parte das redes sociais da Meta, o Instagram também oferecerá um link especial no qual cada usuário poderá entender como a empresa utiliza inteligência artificial em seus outros produtos. No entanto, a empresa ainda não lançou oficialmente uma ferramenta desse tipo.

Embora j√° tenhamos uma pr√©via de como ser√° a janela pop-up do Instagram, por enquanto √© tudo o que temos em rela√ß√£o a esta fun√ß√£o. As etiquetas de lembretes, ‚ÄúVer perfil‚ÄĚ no caso de publicidade paga e at√© ‚ÄúVer loja‚ÄĚ aparecem na parte inferior das postagens, ent√£o n√£o seria surpreendente que o aplicativo use esse espa√ßo para a identifica√ß√£o de IA em postagens.

A Meta e a inteligência artificial nas redes sociais

Ainda que atualmente a empresa de Mark Zuckerberg n√£o tenha disponibilizado ao p√ļblico ferramentas adicionais que incluam a intelig√™ncia artificial, o CEO da companhia indicou em abril de 2023 que estariam prestes a estrear novas caracter√≠sticas com essa tecnologia.

Zuckerberg n√£o especificou uma data para o lan√ßamento dessas ferramentas, mas garantiu que nem todas as plataformas da Meta teriam as mesmas ferramentas. O empres√°rio ainda mencionou que a Meta estaria explorando experi√™ncias de chat para WhatsApp e Messenger, ferramentas de cria√ß√£o de imagens para Facebook e Instagram, al√©m de fun√ß√Ķes de v√≠deo.

Avanços futuros

Al√©m disso, Zuckerberg indicou que espera que a Meta possa projetar ‚Äúpessoas com intelig√™ncia artificial‚ÄĚ para ajudar os usu√°rios. Este avan√ßo, segundo ve√≠culos como o The Financial Times, estrearia no Instagram em setembro, embora n√£o tenha indicado uma data exata.

As novas funcionalidades adicionadas seriam diferenciadas dependendo do tipo de usu√°rio que acessa a plataforma. Estas seriam destinadas a criadores de conte√ļdo e at√© mesmo empresas.

Tom Alison, vice-presidente do Facebook, tamb√©m garantiu durante uma confer√™ncia de imprensa que o projeto de inclus√£o de tecnologia artificial nas plataformas da Meta ser√° desenvolvido durante o pr√≥ximo ano (2024) por poder ‚Äúajudar as pessoas a serem mais criativas‚ÄĚ.

Compromisso com o uso respons√°vel da IA

Como parte de uma regulamenta√ß√£o interna para o uso correto da intelig√™ncia artificial, a Meta se juntou √† Google, Microsoft e OpenAI para oferecer seus compromissos para o desenvolvimento respons√°vel desta tecnologia em uma organiza√ß√£o chamada ‚ÄúThe Frontier Model Forum‚ÄĚ, onde buscam compartilhar suas experi√™ncias com a IA.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade