Instagram: Novas ferramentas vão detectar imagens geradas por inteligência artificial

Uma nova função do Instagram permitirá que os usuários identifiquem imagens e fotos que são produto de inteligência artificial, uma medida para combater as notícias falsas e a desinformação.

Publicado 08/08/2023 às 15:30 por Alex Torres

Os usuários do Instagram logo terão mais ferramentas para detectar imagens e fotografias falsas na rede social. Uma nova função permitirá que os usuários identifiquem, por meio de etiquetas especiais, quando uma postagem na rede social—seja uma imagem, ilustração ou fotografia—é na verdade produto da inteligência artificial.

Etiquetas de inteligência artificial

Esta característica, útil para identificar imagens que podem gerar confusão ou notícias falsas, adicionará uma nova seção na qual será exibida a mensagem “O criador ou a Meta dizem que este conteúdo foi criado ou editado com inteligência artificial”. Além disso, serão fornecidos recursos informativos para que os usuários possam identificar esses conteúdos por si próprios.

A janela pop-up do Instagram também indicará qual programa gerou a ilustração e fornecerá respostas a perguntas frequentes como “O que é uma IA gerativa?” e “Como saber quando as postagens usam inteligência artificial?”

Ferramentas de inteligência artificial

De acordo com o desenvolvedor de aplicativos, Alessandro Paluzzi, como parte das redes sociais da Meta, o Instagram também oferecerá um link especial no qual cada usuário poderá entender como a empresa utiliza inteligência artificial em seus outros produtos. No entanto, a empresa ainda não lançou oficialmente uma ferramenta desse tipo.

Embora já tenhamos uma prévia de como será a janela pop-up do Instagram, por enquanto é tudo o que temos em relação a esta função. As etiquetas de lembretes, “Ver perfil” no caso de publicidade paga e até “Ver loja” aparecem na parte inferior das postagens, então não seria surpreendente que o aplicativo use esse espaço para a identificação de IA em postagens.

A Meta e a inteligência artificial nas redes sociais

Ainda que atualmente a empresa de Mark Zuckerberg não tenha disponibilizado ao público ferramentas adicionais que incluam a inteligência artificial, o CEO da companhia indicou em abril de 2023 que estariam prestes a estrear novas características com essa tecnologia.

Zuckerberg não especificou uma data para o lançamento dessas ferramentas, mas garantiu que nem todas as plataformas da Meta teriam as mesmas ferramentas. O empresário ainda mencionou que a Meta estaria explorando experiências de chat para WhatsApp e Messenger, ferramentas de criação de imagens para Facebook e Instagram, além de funções de vídeo.

Avanços futuros

Além disso, Zuckerberg indicou que espera que a Meta possa projetar “pessoas com inteligência artificial” para ajudar os usuários. Este avanço, segundo veículos como o The Financial Times, estrearia no Instagram em setembro, embora não tenha indicado uma data exata.

As novas funcionalidades adicionadas seriam diferenciadas dependendo do tipo de usuário que acessa a plataforma. Estas seriam destinadas a criadores de conteúdo e até mesmo empresas.

Tom Alison, vice-presidente do Facebook, também garantiu durante uma conferência de imprensa que o projeto de inclusão de tecnologia artificial nas plataformas da Meta será desenvolvido durante o próximo ano (2024) por poder “ajudar as pessoas a serem mais criativas”.

Compromisso com o uso responsável da IA

Como parte de uma regulamentação interna para o uso correto da inteligência artificial, a Meta se juntou à Google, Microsoft e OpenAI para oferecer seus compromissos para o desenvolvimento responsável desta tecnologia em uma organização chamada “The Frontier Model Forum”, onde buscam compartilhar suas experiências com a IA.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade