Melhorando a Fertilidade: A Importância da Conexão Mente-Corpo

Uma análise sobre a infertilidade no cenário global, a conexão entre corpo e mente, e como a prática de terapias complementares pode melhorar a fertilidade e a qualidade de vida.

Publicado 20/08/2023 às 17:12 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Um recente estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que a infertilidade é uma realidade para 48,5 milhões de casais em todo o mundo. Muitos deles travam verdadeiras batalhas para realizar o sonho da paternidade e maternidade, em alguns casos, essa conquista demora a se materializar.

Corpo e Mente: uma conexão inseparável

Nas diversas áreas da medicina, estudos têm confirmado uma conexão íntima entre o corpo e a mente. Há tempos, se sabe que emoções específicas podem desencadear reações químicas no corpo, influenciando diretamente na saúde. No campo da fertilidade, essa premissa não é diferente.

Diante disso, uma questão se torna relevante: Será que é possível melhorar a qualidade de vida ao fortalecer a conexão entre a mente e o corpo? A resposta é sim, pois existem mecanismos bioquímicos que regulam processos fisiológicos associados ao desenvolvimento de doenças, incapacidades ou dificuldades que se manifestam no corpo e que são influenciados tanto por estados emocionais quanto por atitudes psicológicas.

Continua após a publicidade..

A busca por ferramentas novas

Em face desse cenário, surgiu a necessidade de explorar diferentes ferramentas que possam ativar os mecanismos internos necessários para reduzir o estresse emocional e potencializar os tratamentos médicos convencionais. O objetivo é alcançar um equilíbrio corporal eficiente para que todos os sistemas – psíquico, nervoso, endócrino, imunológico, hematológico – atuem de maneira apropriada e permitam a concepção.

O estresse, a angústia e a ansiedade podem afetar negativamente os resultados de um tratamento. Estudos indicam que atividades que integram a mente e o corpo podem aumentar a frequência de gestações naturais espontâneas, assim como a eficácia dos tratamentos de fertilização assistida, sempre que as condições forem favoráveis.

man in white button up shirt sitting beside woman in white shirt

Terapias Complementares e o Sistema Mente-Corpo

As terapias complementares e o sistema mente-corpo propõem uma abordagem holística e integradora, incluindo atividades e práticas que complementam os tratamentos médicos convencionais. Entre elas, podemos citar práticas de Mindfulness, acupuntura, sincronizadores cerebrais, yoga e aconselhamento.

Essas práticas são indicadas para pessoas que enfrentam infertilidade, patologias e distúrbios relacionados à gravidez, alimentação, menopausa, sono, ansiedade, cefaleias e também para aqueles que simplesmente desejam melhorar sua qualidade de vida.

Utilizar essas ferramentas implica em mobilizar recursos que o próprio corpo produz, gerando assim substâncias endógenas que promovem um estado de plenitude. Além de diminuir o estresse, essas práticas podem melhorar situações adversas.

Objetivos

  • Melhorar a capacidade de concepção
  • Aumentar a efetividade dos tratamentos
  • Levar a gravidez a termo
  • Enriquecer a vida dos futuros pais
  • Promover a cura e o bem-estar, mesmo em caso de não sucesso na gestação

No entanto, muitas vezes, a rotina diária torna difícil encontrar um espaço para realizar essas atividades complementares. Mas, é preciso considerar que não dedicar tempo a si mesmo, é não cuidar do próprio bem-estar e isso pode impedir a plenitude. Compreender que a mente e o corpo estão interconectados é o segredo para melhorar os resultados. Consequentemente, é crucial ter perseverança e constância, participando ao máximo das diferentes atividades e incorporando-as na prática diária.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade