Mito desvendado: tomar banho durante a digestão é perigoso ?

Vocês já ouviram o mito de que não podemos tomar banho depois de comer? Pois bem, é hora de desvendar essa lenda urbana! A verdade é que não há nada de perigoso em tomar banho durante a digestão.

Publicado 29/05/2023 às 13:11 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Quem nunca ouviu de um parente ou amigo que tomar banho durante a digestão é perigoso? Apesar de ser um mito bastante disseminado, a verdade é que não há nenhuma relação científica entre a digestão e o banho. No entanto, é importante ficar atento à temperatura da água, pois a água fria pode, sim, causar problemas para o processo de digestão. Mas afinal, tomar banho durante a digestão é um mito ou verdade? Vamos desvendar essa questão neste artigo.

Tomar banho durante a digestão é um mito?

Sim, o mito de que tomar banho durante a digestão é perigoso não tem nenhum embasamento científico. A digestão é um processo autônomo do nosso organismo e não tem relação com o banho. O que pode ter causado essa crença popular é o fato de que a digestão é um processo moroso e pode gerar desconforto, o que levou as pessoas a acreditarem que o banho poderia atrapalhar esse processo. No entanto, não há nenhum problema em tomar banho durante a digestão.

Qual é o verdadeiro perigo de tomar banho após comer?

O verdadeiro perigo não está em tomar banho após comer, mas sim na temperatura da água. O nosso organismo possui uma função chamada termo regulação, que regula a temperatura corporal. Quando expostos a temperaturas extremas, a normalização da temperatura corporal se torna prioritária em relação às demais funções do corpo. Portanto, se tomarmos banho com água extremamente fria após uma refeição, podemos causar uma perturbação no funcionamento da digestão, já que a distribuição sanguínea pode ser afetada. Por isso, é importante ficar atento à temperatura da água e evitar banhos muito frios após as refeições.

Continua após a publicidade..

Acabamos de desvendar um dos mitos mais populares quando se trata de digestão e banho. Agora você já sabe que não há problema em tomar banho durante a digestão, mas é importante ficar atento à temperatura da água para evitar problemas na digestão. Lembre-se sempre de ouvir seu corpo e ficar atento aos seus sinais, assim será mais fácil saber qual é a melhor atitude a ser tomada em cada momento. E aí, pronto para tomar um banho tranquilo sem culpa?

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade