O poder da caminhada: Transformando seu bem-estar e sua forma física

Com a chegada do fim de agosto, muitas pessoas buscam uma maneira de emagrecer e melhorar sua sa√ļde, especialmente com a volta ao trabalho. Uma das mudan√ßas mais eficazes para atingir esses objetivos pode ser simplesmente caminhar.

Publicado 11/07/2023 às 13:00 por Alex Torres

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Uma tendência global saudável e acessível

Hoje em dia, mais pessoas est√£o caminhando em compara√ß√£o ao passado, o que √© uma excelente novidade. Segundo os Centros de Controle e Preven√ß√£o de Doen√ßas, o n√ļmero de adultos nos Estados Unidos que caminham por lazer ou esporte aumentou mais de 60% entre 2005 e 2010.

Na Gr√£-Bretanha, um estudo realizado pela ag√™ncia Mintel durante a pandemia mostrou um grande aumento no n√ļmero de jovens entre 16 e 24 anos que est√£o caminhando mais.

Na Espanha, de acordo com a Statista, 49% das pessoas costumam caminhar ou passear por pelo menos dez minutos seguidos com o objetivo de manter ou melhorar a forma física.

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Benef√≠cios surpreendentes da caminhada para a sa√ļde

Os benefícios da caminhada são muitos e variados, de acordo com a Arthritis Foundation. Estes incluem:

  • Melhora da circula√ß√£o sangu√≠nea, sono e humor;
  • Ossos, m√ļsculos e articula√ß√Ķes mais fortes;
  • Redu√ß√£o do ritmo de deteriora√ß√£o cognitiva e menor risco de Alzheimer;
  • Vida mais longa e ativa;
  • Perda de peso.

Neste artigo, focaremos principalmente na perda de peso que pode ser alcançada através da caminhada.

Como caminhar corretamente para emagrecer

As pesquisas mostram que a caminhada pode reduzir o √≠ndice de massa corporal (IMC) e a circunfer√™ncia da cintura, bem como diminuir a incid√™ncia de problemas de sa√ļde mental, como ansiedade e depress√£o.

Claro, a quantidade de calorias que cada um pode queimar caminhando depende do peso corporal e do metabolismo. No entanto, uma orienta√ß√£o geral √© que uma pessoa pode queimar entre 700 e 1000 calorias em uma caminhada de 16 quil√īmetros.

Se o objetivo √© perder peso, o ideal √© caminhar esses 16 quil√īmetros por dia, o que equivale a aproximadamente duas horas por dia em ritmo acelerado.

Melhorando os resultados com uma alimentação adequada

De acordo com o personal trainer Daniel Bubnis, se voc√™ caminhar os mencionados 16 quil√īmetros por quatro dias na semana e n√£o mudar sua dieta, poder√° perder at√© meio quilo de gordura por semana.

Uma excelente maneira de potencializar essa perda de peso √© combinar a caminhada com uma alimenta√ß√£o adequada. O Col√©gio Americano de Medicina do Esporte alerta que n√£o devemos nos exercitar de est√īmago vazio.

Antes de sair para caminhar, é recomendável consumir carboidratos saudáveis como cereais integrais, torradas integrais, iogurtes com baixo teor de gordura, frutas ou legumes. Devemos evitar gorduras saturadas e proteínas saudáveis, pois esses alimentos demoram mais para serem digeridos e podem causar desconforto durante a caminhada.

Após a caminhada, se o objetivo for perder peso, devemos consumir proteínas (carne magra, peixe ou vegetais) e beber muita água.

Transformando a caminhada em uma experiência agradável

Caminhar n√£o √© apenas bom para perder peso, mas tamb√©m para descontrair, respirar ar fresco e se sentir melhor consigo mesmo. Em seu livro ‚ÄúO m√©todo das 12 monotarefas‚ÄĚ, o especialista Thatcher Wine d√° algumas recomenda√ß√Ķes para tornar a caminhada mais agrad√°vel.

Ele sugere encontrar pelo menos vinte minutos na rotina diária para caminhar. Se não puder caminhar por tanto tempo, lembre-se de que caminhar por dez minutos é melhor do que não caminhar nada.

Wine também recomenda caminhar sozinho, se possível, ou com um amigo sem conversar entre eles. Além disso, ele oferece algumas dicas para tornar a caminhada mais agradável:

  • Escolha uma rota onde nada possa interromp√™-lo;
  • Ative o modo ‚ÄúN√£o perturbe‚ÄĚ no celular ou, melhor ainda, deixe-o em casa;
  • N√£o ou√ßa m√ļsica, podcasts ou qualquer outra coisa;
  • N√£o tire fotos ou v√≠deos;
  • Se um pensamento ou problema surgir, n√£o se apegue. Tente se concentrar em seus p√©s, nos sons ao seu redor, em seu corpo e na conex√£o com seu pr√≥prio corpo, o ar e a Terra.

Com essas dicas em mente, o que acha de começar a caminhar?

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