O segredo da organização! 11 dicas matadoras para manter a casa arrumada

Trabalhar a força de vontade diariamente e adotar certas estratégias simples podem ser a chave para manter a sua casa sempre organizada.

Publicado 02/10/2023 às 15:40 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

A sensação de missão cumprida ao organizar um ambiente da casa é imensurável, não é mesmo? Contudo, a pergunta que não quer calar é: E agora, como manter tudo organizado? Sim, adquirir um novo hábito exige um compromisso de pelo menos 21 dias, o que significa que será necessário força de vontade diária para resistir aos velhos hábitos.

A organização da sua casa dependerá da sua habilidade de guardar pequenos objetos de forma contínua e, é claro, de se livrar da bagunça. Eu entendo que haverá dias em que a preguiça ou desânimo vão querer tomar conta, mas, mesmo que seja desafiador, não desista. Você vai ver que todo o esforço valerá a pena!

Para facilitar esse processo, vou compartilhar com você algumas estratégias simples para se manter organizado e nunca desanimar:

Continua após a publicidade..

Execute hoje as tarefas de hoje

A chave para manter a organização está em se dedicar diariamente às tarefas. Acredite, investir alguns minutos diários para manter a ordem reduzirá consideravelmente o esforço necessário para manter a casa organizada.

Não deixe para depois, organize agora!

Ignore a tentação de deixar qualquer objeto fora do lugar. Ao encontrar algo fora do lugar, questione a si mesmo se ele está onde deveria estar. Mesmo que esteja com pressa, lembre-se que levará apenas alguns minutos para guardar as roupas que acabou de tirar. Isso é muito mais prático do que ter que lidar com uma “montanha” de roupas acumuladas durante a semana.

Estabeleça regras para toda a família

blue red and yellow plastic toy

Se você está cansado de organizar tudo sozinho, então é justo que cada membro da família seja responsável pela sua própria bagunça. Estabeleça regras de organização para todos!

Recolha objetos espalhados diariamente

Reserve um tempinho todos os dias para recolher com uma caixa ou cesto todos os objetos que encontrar fora do lugar. Em seguida, devolva-os aos seus devidos lugares.

Arrume enquanto percorre a casa

Aproveite o trajeto de um cômodo para o outro para colocar algo em ordem: recolha jornais velhos, endireite os quadros, feche as portas dos armários e gavetas. Não se esqueça de lavar as louças e arrumar a cama assim que se levantar. Uma cama arrumada transforma o ambiente do quarto, tornando-o mais acolhedor.

Estabeleça limites para os itens descartáveis

Pergunte a si mesmo: quantos sacos plásticos são necessários para a sua casa? Quantos potes vazios ou objetos sem uso você realmente precisa? Se você tem mais itens descartáveis do que precisa, está desperdiçando espaços preciosos em seu armário ou gavetas. Mantenha apenas o necessário e recicle o que sobrar.

Compre Menos

Comprar é prazeroso, mas será que você precisa de tudo o que adquire? Antes de comprar, pense duas (ou mais) vezes. Muitas vezes, o objeto novo acaba se tornando apenas mais um item perdido no fundo do armário.

Simplifique com a Regra 80/20

Acredite, a maioria das pessoas utiliza apenas cerca de 20% das coisas que possui. Os 80% restantes muitas vezes apenas ocupam espaço e dificultam a organização. Livre a sua casa do excesso de coisas. Decida conscientemente manter-se apenas cercado dos objetos que realmente gosta e usa.

Mantenha-se um Passo à Frente da Bagunça

Se você já está familiarizado com os lugares onde a desordem costuma aparecer, trace um plano. Coloque caixas ou recipientes decorativos nesses locais para reunir revistas, correspondências, chaves e objetos avulsos.

Utilize Tecnologia a Seu Favor

Hoje em dia, há inúmeros aplicativos e dispositivos que podem ajudar na organização da casa. Use aplicativos de lista de tarefas para acompanhar suas atividades diárias, desde as compras de supermercado até as tarefas de limpeza. Assistentes virtuais também podem ser programados para lembrá-lo de atividades que precisam ser feitas, ajudando você a criar uma rotina mais estruturada.

Faça Uma Manutenção Regular

Nada se mantém organizado para sempre. Assim, é fundamental que, de tempos em tempos, você reserve um dia para fazer uma “inspeção” em cada cômodo. Verifique se os objetos ainda estão em seus devidos lugares e se não há nada acumulando poeira ou desordem. Essa revisão regular fará com que você identifique possíveis pontos de acúmulo de bagunça antes que eles se tornem um problema maior, facilitando a manutenção da organização.

Se você seguir essas dicas, tenho certeza que sua casa permanecerá organizada e sua vida ficará muito mais prática!

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade