Organizando seus livros! crie mais espaço e torne a leitura acessível com este guia completo

Se suas estantes estão abarrotadas de livros e você pensa em comprar mais estantes ou instalar prateleiras extras, esse artigo é para você.

Publicado 22/09/2023 às 16:45 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Existem várias maneiras de organizar seus livros nas estantes, e a escolha depende do seu gosto pessoal e da quantidade de livros que você possui. Uma das mais eficazes é separar os livros por categorias, como ficção, não ficção, didática e infantil. Uma vez feito isso, você pode subdividir por temas e depois ordenar por autor ou título, assim como é feito nas bibliotecas e livrarias. Para os amantes de ficção, uma opção é organizá-los por gênero, como ficção histórica, romance ou drama.

Uma alternativa mais simples poderia ser organizar seus livros por tema, como design, culinária, viagens. Caso você possua vários livros desses temas, organize-os em ordem alfabética por autor após a separação por tema. Os livros infantis, por outro lado, devem ser mantidos nas prateleiras mais baixas, de modo que fiquem facilmente acessíveis para as crianças.

Maximizando o espaço da prateleira

Se suas prateleiras estão lotadas e não há espaço para mais nenhuma, tente acomodar os livros horizontalmente em vez de verticalmente. Isso ajudará você a acomodar mais livros nas prateleiras. Para organizar e decorar ao mesmo tempo, você pode escolher alguns livros para exibir em uma mesa de centro, por exemplo.

Continua após a publicidade..

Organização por cores

assorted-title book lot placed on white wooden shelf

Outra ideia interessante é organizar os livros de acordo com a cor das lombadas. Faça pilhas para cada cor e depois coloque todos na prateleira. Se escolher essa opção, a ordem por autor, título ou gênero não será aplicada, sendo a organização feita apenas pelas cores.

Improvisando espaço para livros

Se ainda assim faltar espaço, você pode ser criativo e encontrar novos lugares para guardar seus livros. Reutilize uma mala vintage ou bobinas, ou improvise prateleiras. Os livros podem se tornar um elemento decorativo em sua casa.

Cuidados essenciais com os livros

Para garantir que seus livros sejam preservados, é importante mantê-los em um ambiente seco que receba luz direta e em estantes abertas, permitindo que os livros respirem. Ao limpar seus livros, use apenas um pano seco.

Organizando livros digitais e físicos

MacBook Pro, white ceramic mug,and black smartphone on table

Hoje em dia, muitas pessoas têm uma combinação de livros físicos e digitais em suas coleções. Se você também possui e-books, pode ser útil organizar uma biblioteca digital paralela. Softwares e aplicativos de gerenciamento de e-books permitem que você categorize seus livros digitais da mesma forma que você faria com os livros físicos. Isso facilita a localização de um título específico, independentemente do formato em que ele exista.

E que tal uma organização rotativa?

Se você é um leitor ávido e constantemente adquire novos títulos, pode ser útil implementar um sistema rotativo em suas prateleiras. Determine um espaço para “novas aquisições” e outro para “leituras concluídas”. Dessa forma, você sempre saberá quais livros ainda não leu e quais podem ser emprestados ou doados para abrir espaço para novos volumes. Além disso, essa estratégia pode ser uma maneira eficaz de sempre revisitar sua coleção e manter apenas os livros que realmente têm significado para você.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade