Os Benefícios e Desvantagens de uma Soneca Diurna

De olho no relógio! Uma soneca rápida após o almoço pode te dar um impulso de energia, mas não compensa a falta de uma boa noite de sono

Atualizado 11/08/2023 às 18:09 por Alex Torres

Você passou a noite em claro, navegando no TikTok ou pensando demais, e agora está se perguntando se uma soneca rápida após o almoço pode lhe dar a energia que você precisa para enfrentar o resto do dia. Afinal, isso não poderia reverter os benefícios que você perdeu por não ter tido uma boa noite de sono?

Segundo Rebecca Spencer, pesquisadora da ci√™ncia do sono da Universidade de Massachusetts em Amherst (EUA), embora uma soneca no meio do dia possa lhe dar energia suficiente para continuar o dia, ela n√£o necessariamente vai anular os riscos para a sa√ļde que podem advir de noites mal dormidas.

A Import√Ęncia de uma Boa Noite de Sono

Conforme os dados de uma pesquisa realizada em 2020 pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, mais de um terço dos adultos nos Estados Unidos não dorme as sete horas recomendadas por noite.

A falta de sono, segundo especialistas, est√° associada a uma s√©rie de riscos √† sa√ļde, incluindo obesidade, hipertens√£o, diabetes, doen√ßas card√≠acas, acidentes vasculares cerebrais e dist√ļrbios ps√≠quicos.

De acordo com a Dra. Spencer, n√£o √© apenas a dura√ß√£o do sono que importa para a sa√ļde, mas tamb√©m a qualidade desse sono, determinada pelo tempo que passamos em suas diferentes fases.

Quando temos uma boa noite de sono, passamos por v√°rios ‚Äúciclos de sono‚ÄĚ de cerca de 90 minutos. Cada ciclo tem quatro fases: as duas primeiras s√£o consideradas sono leve, no qual os m√ļsculos relaxam e o ritmo card√≠aco e a respira√ß√£o diminuem √† medida que adormecemos. A terceira fase, conhecida como sono profundo, √© quando o corpo realiza o importante trabalho de reparar e construir tecidos √≥sseos, musculares e outros, al√©m de refor√ßar o sistema imunol√≥gico e processar as mem√≥rias.

A √ļltima fase do ciclo do sono, a fase de movimentos oculares r√°pidos (REM), n√£o √© t√£o profunda quanto a terceira, mas √© quando temos mais chances de sonhar e se acredita que est√° relacionada com o aprendizado, a reten√ß√£o de mem√≥rias e a regula√ß√£o do humor.

Entretanto, como alerta Molly Atwood, psic√≥loga cl√≠nica e pesquisadora de medicina comportamental do sono da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, se n√£o passamos por todas essas fases todas as noites, isso pode levar a uma s√©rie de problemas de sa√ļde. E as sonecas n√£o podem compensar isso, confirma a Dra. Spencer.

Benefícios Não Acumulativos

Embora algumas horas de sono √† noite e uma soneca durante o dia possam somar sete ou mais horas no total, os benef√≠cios para a sa√ļde n√£o se acumulam da mesma maneira.

woman sleeping on bed under blankets

Sonecas de menos de 90 minutos normalmente cobrem apenas as fases mais leves do sono, explica a Dra. Spencer, não o sono profundo e reparador que geralmente é alcançado durante a noite.

Embora sonecas de mais de 90 minutos possam incluir algum sono profundo benéfico, é mais provável que te deixem um pouco atordoado e possivelmente menos alerta do que as sonecas curtas.

Vantagens da Soneca

Pode haver situa√ß√Ķes em que as sonecas curtas s√£o √ļteis, argumenta a Dra. Atwood. ‚ÄúQuando voc√™ n√£o dorme bem √† noite, uma soneca pode ajudar a melhorar aspectos como o tempo de rea√ß√£o e a mem√≥ria se precisar trabalhar‚ÄĚ, acrescenta.

Para quem trabalha durante o dia, por exemplo, uma soneca de 20 a 30 minutos pode restaurar sua clareza mental e afastar a sonolência sem perturbar o sono da próxima noite.

As sonecas tamb√©m podem ser especialmente importantes para manter a aten√ß√£o e a clareza mental daqueles que n√£o t√™m hor√°rios diurnos regulares, como comiss√°rios de bordo, motoristas comerciais, profissionais de sa√ļde ou outras pessoas que trabalham em turnos diferentes.

Pessoas mais velhas também podem se beneficiar de sonecas, se as mudanças relacionadas à idade, como a necessidade de ir ao banheiro à noite, interrompem o sono, sugere a especialista.

Se você precisar tirar uma soneca, a Dra. Atwood recomenda que seja breve (não mais de 30 minutos) para que não interfira no sono da próxima noite.

O ideal √© cochilar √† tarde, ‚Äúquando h√° um decl√≠nio natural em nosso estado de alerta e tendemos a sentir sono‚ÄĚ, ela destaca. Isso facilita cair no sono rapidamente.

Mas se você se sente cansado cronicamente ou tem problemas para passar o dia sem uma soneca, a Dra. Atwood sugere que você procure a ajuda de um especialista em sono comportamental.

‚ÄúAs pessoas tendem a sofrer por algum tempo e depois procuram seu m√©dico para prescrever algum medicamento‚ÄĚ, ela descreve.

Porém, consultar um especialista do sono é uma solução a longo prazo melhor do que depender de medicamentos, ela garante. Esses profissionais, treinados na psicologia do sono, podem prescrever exercícios ou estratégias específicas, como a terapia cognitivo-comportamental, que podem ajudar você a conseguir o descanso que precisa.

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