Peste noturna devasta hortas: saiba como identificar e combater

Descubra como identificar e combater as criaturas noturnas que est√£o destruindo hortas e devorando mudas

Publicado 27/06/2023 às 22:44 por Alex Torres

Ratos e p√°ssaros: os vil√Ķes do dia

As hortas são alvos de diversos animais famintos em busca de uma refeição. Durante o dia, pássaros e ratos são os principais suspeitos por arrancarem as mudas jovens e tenras. Felizmente, é possível afastar os pássaros com a utilização de coberturas de fileiras ou redes de proteção.

Coelhos: os ladr√Ķes do cair da noite

Quando o sol se p√Ķe, os coelhos entram em a√ß√£o e se tornam verdadeiros destruidores de hortas. Eles emergem em grandes n√ļmeros e devoram tudo que est√° ao alcance. Se voc√™ est√° enfrentando esse problema, a cerca √© uma medida eficiente para afast√°-los. Al√©m disso, sprinklers ativados por movimento e repelentes espec√≠ficos tamb√©m podem ajudar.

Lesmas e caramujos: os notívagos devoradores de mudas

Outra praga noturna que ataca as mudas s√£o as lesmas e caramujos. Eles deixam rastros de muco prateado por onde passam. Durante o dia, costumam se esconder em locais √ļmidos e escuros, como vasos e entulhos. Se encontrar seus esconderijos, √© poss√≠vel extermin√°-los facilmente. O uso de iscas √© uma op√ß√£o eficaz, sendo o fosfato de ferro (Sluggo) a melhor escolha, pois √© amig√°vel ao meio ambiente e n√£o t√≥xico para animais de estima√ß√£o. No entanto, se voc√™ possui lesmas decollate (lesmas predat√≥rias de casca pontiaguda usadas para controlar as lesmas marrons), √© preciso evitar o uso de iscas, pois elas matam ambos os tipos de lesmas. A forma mais segura de se livrar delas √© peg√°-las com as m√£os e jog√°-las em √°gua com sab√£o.

Tatu-bolinha e percevejo-de-jardim: os not√≠vagos do subterr√Ęneo

O tatu-bolinha e o percevejo-de-jardim tamb√©m s√£o devoradores de mudas, por√©m s√≥ costumam agir durante a noite. Ap√≥s o p√īr do sol, procure por eles embaixo de folhas ca√≠das, cobertura morta ou outros locais √ļmidos. Caso estejam presentes no local do crime, s√£o as principais suspeitas. A melhor forma de lidar com eles √© atrav√©s de armadilhas. Enterre uma lata de atum ou comida de gato de bordas retas no n√≠vel do solo e coloque iscas como cerveja ou uma mistura de √°gua com a√ß√ļcar e fermento (o cheiro de fermenta√ß√£o atrai tanto percevejos quanto tatu-bolinha). Verifique as armadilhas todas as manh√£s e troque as iscas √† noite. Outra op√ß√£o √© usar √≥leo vegetal com algumas gotas de gordura de bacon como isca. Nesse caso, √© importante utilizar um recipiente fechado que n√£o seja acess√≠vel a gatos ou outros animais.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade