Preparando seus móveis de jardim para o bom tempo: dicas e cuidados especiais

Com a chegada do clima agradável, é hora de desfrutar dos nossos espaços ao ar livre com a família e amigos. No entanto, após um longo período de inatividade, nossos móveis de jard

Publicado 07/08/2023 às 19:30 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Conhecendo os Materiais dos Seus Móveis de Jardim

brown wooden table and chairs

O primeiro passo para cuidar adequadamente dos seus móveis de jardim é compreender os materiais com que eles são fabricados. Nem todos os móveis requerem o mesmo tipo de tratamento. Assim, vamos explorar os materiais mais comuns:

  • Madeira: Especialmente a teca, possu√≠ um alto teor de √≥leo, o que lhe confere um brilho natural e uma grande resist√™ncia. Estes m√≥veis podem ir desde espregui√ßadeiras at√© barcos. Eles precisam de v√°rias camadas de √≥leo especial ou polidores no in√≠cio e no final da temporada, que podem ser aplicados com um pano ou pincel.
  • Pl√°stico: Este material tem uma longa vida √ļtil e cuidar dele √© bastante f√°cil. Muitas vezes, basta passar um pano √ļmido para deix√°-lo limpo.
  • Metal: Se seus m√≥veis de jardim s√£o de metal ou t√™m uma estrutura met√°lica, voc√™ precisar√° decapar a superf√≠cie at√© que ela esteja perfeitamente polida. Em seguida, use uma base para que a camada posterior de tinta se fixe melhor, renovando assim o m√≥vel de jardim.

O que fazer com os móveis de jardim quando o verão acaba?

Quando a temporada de lazer ao ar livre termina, e especialmente se sua √°rea externa √© descoberta, ser√° necess√°rio guardar os m√≥veis. Se eles s√£o desmont√°veis, o ideal √© coloc√°-los de volta em suas embalagens originais e armazen√°-los em um local interno. Isso proteger√° os m√≥veis contra as condi√ß√Ķes clim√°ticas extremas, como chuva ou vento.

Se os móveis são grandes ou fixados ao chão, é aconselhável aplicar mais uma camada de proteção com óleo ou verniz. Depois que secar, cubra com plásticos, especialmente se forem feitos de madeira, ferro ou materiais sintéticos. As mesas e superfícies de vidro costumam ser mais fáceis de limpar após uma longa temporada sem cuidados, mas o frio e o calor podem causar rachaduras, então elas também devem ser cobertas.

Continua após a publicidade..

Considera√ß√Ķes adicionais sobre m√≥veis de exterior

  • O uso de √≥leo para madeira pode promover o aparecimento de mofo. Por isso, √© melhor usar polidores.
  • Recomenda-se o uso de tintas para restaurar a cor original de um m√≥vel de jardim ap√≥s longos per√≠odos, principalmente ap√≥s o passar dos anos.
  • Muitas vezes, ao usar panos ou pinc√©is grandes, esquecemos de limpar as juntas. Portanto, √© conveniente usar escovas para eliminar a sujeira que pode ficar acumulada nesses cantos.
  • Nas juntas, as pe√ßas devem ser coladas, pois o uso cont√≠nuo e as intemp√©ries podem causar danos not√°veis.

 

 

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade