Táxi Aéreo SA-2: A Novidade Futurista de 2028. Guia completo

Um inovador táxi aéreo com decolagem e aterrissagem verticais, conhecido como SA-2 e desenvolvido pela subsidiária da Hyundai, Supernal, promete revolucionar o transporte urbano com testes previstos para iniciar este ano.

Publicado 23/01/2024 às 14:27 por Alex Torres

Avanços na Mobilidade Aérea Urbana

Em um impulso significativo para a mobilidade aérea urbana do futuro, uma aeronave que desafia as convenções dos meios de transporte atuais está se preparando para entrar no mercado até 2028. O SA-2, um táxi aéreo com capacidade para quatro passageiros, possui a habilidade de decolar e aterrissar verticalmente (eVTOL), trazendo uma nova dimensão para as viagens urbanas. Este veículo é um exemplo notável da evolução tecnológica da Supernal, uma empresa ligada à gigante automobilística Hyundai.

Desempenho e Silêncio

O SA-2 não é apenas uma maravilha tecnológica em termos de deslocamento vertical, mas também se destaca por seu desempenho impressionante e baixo nível de ruído. Com a capacidade de atingir uma velocidade de cruzeiro de 193 km/h (120 mph) e operar a uma altitude de até 457 metros (1.500 pés), ele consegue realizar viagens entre 40 a 64 quilômetros. Comparativamente mais silencioso que um helicóptero, o SA-2 emite apenas 65 decibéis durante a decolagem e o pouso, e um máximo de 45 dB em voo, muito abaixo dos 93 a 108 dB produzidos por helicópteros, segundo a Federal Aviation Administration (FAA).

Tecnologia de Propulsão Elétrica Distribuída

A Supernal está se alinhando com o progresso de outras fabricantes, como a Boeing com o NeXt, a Airbus com o CityAirbus NextGen e a Honda com o eVTOL vol.2, que utilizam a propulsão elétrica distribuída (DEP). Esta tecnologia consiste na distribuição de múltiplos motores elétricos e hélices ao longo da fuselagem. No caso do SA-2, oito rotores basculantes distribuídos proporcionam o empuxo necessário para o voo. Este método de propulsão é visto como uma peça-chave na transformação da mobilidade urbana aérea.

Obstáculos e Regulamentações

Apesar do otimismo, há desafios significativos que devem ser superados antes que os eVTOLs se tornem comuns. Isso inclui a necessidade de um arcabouço legal adequado e avanços tecnológicos em áreas como densidade de energia das baterias, eficiência dos motores e eletrônica de potência, gestão térmica e de peso. A adoção generalizada dos eVTOLs depende fortemente dessas melhorias.

No entanto, já existem movimentos regulatórios que apontam para um futuro promissor para esses veículos. Em agosto de 2023, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) propôs regras para operações seguras de eVTOLs na Europa. Nos Estados Unidos, a FAA publicou novas regras em junho de 2023 e seu plano de implementação em julho de 2023, delineando as bases para serviços de táxi aéreo comercial, visando o início dos voos comerciais para 2028, alinhado com a iniciativa Innovate28 da agência.

Etapas Futuras para o SA-2

  • Testes iniciais planejados para este ano
  • Apresentação de aplicações preliminares à FAA ainda este ano
  • Busca por um certificado de aeronavegabilidade especial em 2025
  • Início dos testes adicionais em 2027
  • Meta de lançamento comercial prevista para 2028

O SA-2 é uma releitura avançada de um modelo anteriormente apresentado pela Hyundai em 2020. A companhia havia anunciado planos para iniciar voos de teste em 2023, porém, estes foram adiados após a venda da divisão de táxi aéreo da Uber em 2020. Agora, sob gestão exclusiva da Supernal, o projeto segue em frente com uma visão clara para sua concretização.

A ascensão dos táxis aéreos está cada vez mais próxima, e o SA-2 da Supernal está se posicionando como um potencial pioneiro nessa nova era de transporte urbano. A realização desse projeto poderá não apenas conectar cidades de maneiras antes inimagináveis, mas também estabelecer novos padrões para a mobilidade sustentável e eficiente.

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