A Arte de Cochilar: O Que Torna o sono da beleza perfeito?

O ver√£o e as f√©rias nos trazem diversos aromas e sensa√ß√Ķes, incluindo a tenta√ß√£o de v√°rias sestas. Mas, ser√° que sabemos como tirar a sesta perfeita? Vamos explorar.

Publicado 17/08/2023 às 11:23 por Alex Torres

Ah, o ver√£o! A esta√ß√£o das f√©rias e do tempo ao ar livre, das atividades esportivas, das refei√ß√Ķes fartas e, claro, das cochiladas. No entanto, sucumbir √† tenta√ß√£o do descanso vespertino pode bagun√ßar nossos padr√Ķes de sono se n√£o administrado corretamente. Nada √© totalmente bom quando feito de forma desordenada, e os cochilos n√£o s√£o exce√ß√£o.

A hora do soninho da beleza Perfeito

Apesar disso, é inegável que existem cochiladas perfeitas. Aliás, uma curiosidade peculiar é que tomar uma xícara de café antes do cochilo pode melhorá-lo. Contudo, se não for bem administrada, esta prática pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Todos conhecemos as consequências de um cochilo mal administrado, seja pelo tempo excessivo ou pela hora inadequada.

Mas quando o soninho √© bem feito, pode ser muito ben√©fico, n√£o apenas para crian√ßas e idosos, que costumam ter uma grande tend√™ncia a tirar uma soneca, mas para todas as idades e condi√ß√Ķes.

Os Benefícios da Soneca diurna

A literatura m√©dica tem derramado muita tinta sobre o mundo do cochilo nos √ļltimos anos. Em geral, o consenso √© que o cochilo √© ben√©fico para a nossa sa√ļde. No entanto, √© importante saber que n√£o qualquer cochilo serve. √Č essencial levar em considera√ß√£o a dura√ß√£o e a hora em que decidimos descansar.

Al√©m disso, devemos garantir que a soneca n√£o esteja sendo um ref√ļgio para nossas noites mal dormidas. Portanto, √© importante verificar se estamos dormindo bem √† noite, algo especialmente desafiador no ver√£o devido ao estresse t√©rmico noturno.

Uma boa cochilada pode trazer melhorias para o nosso organismo. Naturalmente, reduzimos o cansaço e a fadiga, o que pode nos tornar mais produtivos. Além disso, também melhora nosso estado de alerta e, portanto, a concentração.

Erros Comuns na Hora da Soneca

a man sitting on a couch wearing a hat

Os cochilos muito longos, desconfort√°veis ou tirados logo ap√≥s uma grande refei√ß√£o est√£o na lista dos erros mais comuns ao tentar um soninho de qualidade. Uma boa sugest√£o de cochilo √© aquele que proporciona um sono restaurador e nos permite continuar nosso dia sem interrup√ß√Ķes.

Uma ‚Äúm√° cochilada‚ÄĚ √© facilmente identificada como aquela que, ap√≥s acordar, nos deixa em um estado de letargia quase zumbi. Isso geralmente √© causado por passarmos muito tempo dormindo e entrarmos nos ciclos de sono REM e n√£o REM, isto √©, sonhos profundos que sinalizam ao nosso c√©rebro que precisamos de horas de descanso.

Uma Questão de Tempo, Duração e Espaço

A soneca ideal não deve exceder meia hora, preferencialmente durando apenas 10 ou 15 minutos. Além disso, elas não devem ser tiradas muito tarde. Idealmente, deve ser feita antes da refeição principal do dia, nunca ultrapassando as quatro da tarde.

Outro fator importante para uma soneca de qualidade é evitar dormir após uma refeição pesada. Embora possa parecer convidativo, pode levar a problemas como refluxo gastroesofágico, azia estomacal, desconforto intestinal e dificuldade para respirar.

Finalmente, é essencial tirar esse tempo de reset mental em um local tranquilo, fresco e livre de ruídos, luzes ou odores que dificultem o sono. Além disso, é importante que o local seja confortável para evitar desconfortos musculoesqueléticos devido a uma má postura.

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