A “Arte” de Consumir Alimentos Enlatados

Apesar de muitos nutricionistas recomendarem o consumo de alimentos naturais e sem processar, h√° uma abund√Ęncia de op√ß√Ķes de alimentos enlatados que s√£o saud√°veis, pr√°ticos e acess√≠veis.

Publicado 27/08/2023 às 18:05 por Alex Torres

Em meio ao ritmo acelerado da vida moderna e à complexidade de se obter alimentos frescos, a preferência por produtos enlatados tem crescido constantemente. Os não perecíveis mais procurados incluem atum enlatado, grão-de-bico, sopas e massas pré-cozidas, vegetais em conserva, azeitonas, molhos industrializados, bem como leguminosas, arroz e massas secas.

Esses alimentos s√£o valorizados por sua praticidade, longa validade e tamb√©m como uma escolha econ√īmica. Eles oferecem uma alternativa r√°pida e saud√°vel para a elabora√ß√£o de refei√ß√Ķes variadas e nutritivas.

Os destaques entre os alimentos enlatados

Dada a ampla gama de op√ß√Ķes dispon√≠veis no mercado, h√° alimentos enlatados que se destacam n√£o apenas pela conveni√™ncia e durabilidade, mas tamb√©m pelos benef√≠cios nutricionais que oferecem.

Leguminosas: Alimentos enlatados como lentilhas, ervilhas, gr√£o-de-bico e feij√Ķes s√£o fontes ricas de prote√≠nas e fibras, al√©m de terem um baixo √≠ndice glic√™mico, ajudando no controle da glicose sangu√≠nea.

Lentilhas: Elas são um excelente fornecedor de proteínas, fibras e vitaminas do complexo B, além de serem ricas em ferro, zinco, potássio e selênio.

Ervilhas: Contribuem com carboidratos complexos, fibras sol√ļveis e insol√ļveis, bem como vitaminas do complexo B.

Grão-de-Bico: Notável pelo seu teor de ácido fólico, vitamina B1, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, também é rico em carboidratos complexos e fibras.

Feij√Ķes: Oferecem uma boa quantidade de carboidratos complexos, fibras, prote√≠nas e √°cidos graxos √īmega 3, 6 e 9.

Milho: √Č uma √≥tima fonte de carboidratos e fibras, al√©m de fornecer pot√°ssio, magn√©sio, ferro, c√°lcio, zinco, s√≥dio e f√≥sforo.

Pescados Enlatados: Al√©m de serem ricos em prote√≠nas, tamb√©m cont√™m √°cidos graxos √īmega-3.

Orienta√ß√Ķes para o Consumo de Alimentos Enlatados

Ao optar por alimentos enlatados, √© fundamental ficar atento √† presen√ßa de aditivos, bem como aos n√≠veis de sal e a√ß√ļcar, escolhendo sempre produtos de alta qualidade. O consumo de leguminosas √© aconselhado pelo menos duas vezes por semana e pode ser combinado com vegetais, tub√©rculos ou gr√£os como arroz, couscous, trigo bulgur, massas ou p√£o. Frutas enlatadas tamb√©m s√£o uma excelente escolha, pois s√£o acondicionadas em seu pico de matura√ß√£o e qualidade nutricional.

Portanto, quando bem selecionados, os alimentos enlatados podem ser uma opção conveniente e saudável para enriquecer uma dieta balanceada e rica em nutrientes.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade