A chia: Um superalimento cheio de benefícios para a saúde

Originárias de uma planta com flores nativa do México e da Guatemala, as sementes de chia são hoje consideradas um “superalimento”. Os benefícios que proporcionam vão além do seu valor nutricional, ajudando a melhorar a saúde intestinal, reduzir o colesterol, o apetite e o excess

Publicado 09/08/2023 às 11:03 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Nos últimos tempos, cientistas de todo o mundo, desde a Clínica Cleveland e a Universidade de Harvard nos Estados Unidos, até instituições da Índia, Polônia, Portugal e Coreia do Sul, começaram a estudar, reconhecer e promover as sementes de Chia.

Os incríveis benefícios das sementes de chia

Os benefícios das sementes de chia para a saúde são inúmeros. Eles têm sido comprovados por vários estudos e pesquisas, que destacam suas propriedades hipotensivas, hipoglicêmicas, antioxidantes, antimicrobianas e imunoestimulantes. Além disso, a especialista em nutrição da Clínica Cleveland, Kayla Kopp, destaca: “As sementes de chia estão cheias de nutrientes. Embora pequenas, estão entre as melhores sementes para comer. Poucos alimentos são tão nutritivos”.

Uma excelente fonte de nutrientes

As sementes de chia são uma excelente fonte de fibra, proteínas, minerais e vitaminas do grupo B. Além disso, são ricas em antioxidantes, como os polifenóis, que combatem os radicais livres que podem danificar as células. Esses radicais livres são produzidos naturalmente no corpo, mas também podem ser gerados por exposição a substâncias nocivas como álcool, fumaça de tabaco, poluição e outras substâncias químicas tóxicas, e radiação.

Continua após a publicidade..

Conhecendo os 3 principais benefícios das sementes de chia

  • Melhoram a função digestiva: Um estudo publicado na Polônia mostrou que as sementes de chia promovem a absorção de vitaminas e minerais no intestino, bem como o crescimento de “boas” bactérias intestinais. Além disso, devido ao seu alto teor de fibra, é provável que estas sementes ajudem a aliviar a constipação.
  • Ajudam a perder peso: Beber um copo de água misturada com sementes de chia pode ajudar a comer menos. Isso ocorre porque as sementes de chia se expandem quando molhadas e ocupam espaço no estômago, fazendo com que a sensação de fome diminua. No entanto, é importante não exagerar na quantidade, pois o excesso pode causar problemas digestivos.
  • Colaboram na prevenção de doenças crônicas: As pesquisas sugerem que as sementes de chia podem ajudar a prevenir doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e até mesmo câncer. Além disso, elas também colaboram na redução da inflamação, melhor controle dos níveis de açúcar no sangue, redução da pressão arterial, aumento dos níveis de ácidos graxos ômega-3 no sangue e redução dos triglicerídeos.

Como incorporar as sementes de chia na sua alimentação

sliced lemon beside sliced lemon on white ceramic plate

A chia é um super-alimento versátil que pode ser facilmente incorporado em várias receitas, tanto doces quanto salgadas. A nutricionista Romina Pereiro, por exemplo, sugere uma receita ideal para o café da manhã: panquecas de aveia e chia. Para prepará-las, você precisará de uma colher de sopa de sementes de chia, hidratadas em água por cinco minutos, duas colheres de sopa de água, três quartos de uma xícara de aveia, uma banana, um pouco de mel e uma xícara de leite ou bebida vegetal.

Este é um café da manhã que fornece muita fibra solúvel, ideal para reduzir o colesterol e regular a pressão arterial, ácidos graxos ômega 3 e uma grande quantidade de antioxidantes, de acordo com Pereiro.

Apesar de todos os benefícios já publicados, ainda são necessários mais estudos para entender melhor os benefícios das sementes de chia para a saúde e a quantidade ideal a ser consumida diariamente. No entanto, mesmo sem essas evidências, elas podem ser incluídas com confiança na dieta, como afirma Kopp. Sua recomendação final é: “A moderação é a melhor com qualquer alimento”.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade