Como Limpar seu Microondas como um Profissional: Descubra os Segredos para uma Limpeza Impec√°vel Agora!

Em um mundo onde os eletrodom√©sticos desempenham um papel vital em nosso cotidiano, saber como cuidar deles √© fundamental. E quando se trata de manter nossos micro-ondas limpos e higienizados, as opini√Ķes podem variar. Por√©m, n√£o importa se voc√™ prefere produtos qu√≠micos ou ingre

Publicado 18/08/2023 às 18:12 por Alex Torres

A limpeza de eletrodom√©sticos pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando o manual do usu√°rio n√£o est√° facilmente acess√≠vel. Contudo, existem t√©cnicas simples e seguras para realizar uma limpeza eficiente sem danificar o aparelho. As solu√ß√Ķes caseiras que apresentaremos a seguir proporcionam excelentes resultados, comprovados na pr√°tica!

Dê Adeus à Sujeira com a ajuda do Limão

O limão, com suas propriedades antibacterianas e antiparasitárias, tem o papel principal nesta técnica. Além de eliminar germes e bactérias, o limão remove sujeiras com facilidade. Veja como é simples:

  • Coloque 300 ml de √°gua em uma tigela resistente ao micro-ondas.
  • Adicione o suco de um lim√£o √† √°gua.
  • Leve a tigela ao micro-ondas e aque√ßa por cinco minutos em pot√™ncia m√°xima. O objetivo √© que o vapor umede√ßa as paredes internas do aparelho.
  • Ap√≥s o tempo determinado, retire com cuidado a tigela e o prato girat√≥rio, pois estar√£o quentes.
  • Limpe as paredes internas com um pano umedecido em √°gua fria.
  • Finalize secando todo o interior com papel toalha e deixe ventilar antes de fechar a porta.

Bicarbonato: Seu Aliado na Limpeza

O bicarbonato é um excelente ingrediente para limpeza não corrosiva. Ele pode ser usado em conjunto com o limão, adicionando uma colher de chá à solução anterior, ou pode ser usado de outras maneiras, conforme apresentamos a seguir:

  • Em uma x√≠cara, misture uma colher de sopa de bicarbonato em √°gua e aque√ßa por cinco minutos em temperatura m√©dia no micro-ondas. Ap√≥s esse tempo, use uma esponja suave para remover a sujeira das paredes internas.
  • Misture uma colher de sopa de bicarbonato com uma colher de ch√° de √°gua fria at√© formar uma pasta. Passe essa pasta no interior do aparelho com a ajuda de uma esponja. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, limpe. Seu micro-ondas ficar√° como novo!

Limpeza Profunda com Vinagre

O vinagre de álcool, além de ser um ótimo desinfetante, é perfeito para limpar o micro-ondas. Ele ajuda a remover até mesmo as sujeiras e respingos mais resistentes. Siga o passo a passo abaixo:

  • Em um recipiente com pulverizador, misture um quarto de x√≠cara de vinagre para cada x√≠cara de √°gua.
  • Ap√≥s a mistura, pulverize a solu√ß√£o nas superf√≠cies internas do micro-ondas e deixe agir por quinze minutos.
  • Depois, use um pano umedecido na mesma solu√ß√£o para remover a sujeira.
  • Finalize passando um pano apenas umedecido em √°gua e seque o interior com papel toalha.

Produtos Químicos Não Corrosivos: Uma Alternativa ao Natural

Se a sujeira persistir na superfície do micro-ondas, alguns produtos não corrosivos podem ser usados como alternativa. O detergente de lavar louças pode ser uma ótima opção. Dissolva uma colher de chá de detergente em um copo de água e use essa solução para limpar as superfícies do aparelho.

Para sujeiras mais antigas e persistentes, você pode combinar a utilização do vinagre com o detergente, mas sempre com precaução para não misturar produtos químicos diferentes. Recomenda-se sempre a consulta ao fabricante antes de tentar este tipo de procedimento em casa.

Como Limpar e Higienizar a Parte Externa do Micro-ondas

Assim como a limpeza interna, a higienização externa do micro-ondas é igualmente importante. Produtos químicos podem ser usados no exterior sem problemas, e a escolha do produto adequado depende do tipo de sujeira presente.

Para aparelhos próximos ao fogão, que normalmente acumulam gordura, um produto desengordurante é a melhor opção. Por outro lado, se o micro-ondas está em um local onde há correntes de ar, é provável que tenha poeira em sua superfície. Nesse caso, um pano umedecido com detergente, desinfetante de superfícies ou limpador de vidros pode resolver o problema. Estes produtos são pouco ou nada abrasivos e, por isso, são a escolha ideal.

A Limpeza do Vidro da Porta do Micro-ondas

O segredo para limpar o vidro da porta não está nos produtos utilizados, e sim nas ferramentas de limpeza. A melhor opção para eliminar a sujeira do vidro é utilizar a mesma solução de vinagre e água mencionada anteriormente. Pulverize a solução em ambas as faces do vidro e remova a sujeira com papel toalha. Evite o uso de esponjas ou panos que possam conter gordura.

Após remover a sujeira, repita o processo com a solução de vinagre e passe um papel toalha limpo para finalizar. Se necessário, repita o processo. Na face externa, você pode usar um limpador de vidros. Mas, lembre-se: sempre umedeça a superfície com água antes de aplicar qualquer outro produto químico, para eliminar os resíduos de vinagre.

Removendo Odores Desagrad√°veis do Micro-ondas

Um dos grandes desafios na limpeza do micro-ondas é a remoção de odores. Uma solução eficaz e rápida é aquecer meio limão ou o suco de um limão inteiro no micro-ondas por dois a três minutos em alta temperatura. O aroma do limão combaterá qualquer odor indesejável.

Manutenção do Grill do Micro-ondas

O grill √© um dos componentes mais delicados do micro-ondas. Ele √© revestido com um esmalte que pode ser limpo apenas com um pano umedecido em √°gua, desde que a resist√™ncia esteja fria e o aparelho esteja desconectado. Para evitar danos, √© importante evitar o uso de produtos qu√≠micos e naturais na limpeza do grill, al√©m de mant√™-lo sempre limpo para evitar o ac√ļmulo de sujeira. Se o esmalte estiver danificado, a √ļnica op√ß√£o √© a substitui√ß√£o dessa pe√ßa.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade