O Amor e Ódio pelos Laticínios na Espanha

Na Espanha, o consumo de laticínios, particularmente leite, iogurte e queijo, é entrelaçado com a cultura alimentar do país. Mas, com o aumento das intolerâncias alimentares, o deleite dos espanhóis pelos produtos lácteos está sob escrutínio.

Publicado 16/08/2023 às 07:50 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Na terra de flamenco e tapas, um costume alimentar se destaca: o amor pelos laticínios. Crescer tomando leite no café da manhã e desfrutando de um iogurte na sobremesa está profundamente enraizado nos hábitos dos espanhóis. De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, sob a orientação do Conselho Geral de Colégios Oficiais de Nutricionistas-Dietistas (CGCODN), é mesmo aconselhável incluir um ou dois laticínios com baixo teor de gordura na dieta diária, seja leite, iogurte ou queijo. Esses alimentos são fontes notáveis de nutrientes essenciais e estão de acordo com as tradições alimentares da dieta mediterrânea.

Benefícios e Malefícios dos Laticínios

Embora os laticínios sejam aclamados por seus benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardíacas e ação antioxidante, eles também têm um lado sombrio. Com o avanço da idade, cerca de 70% das pessoas deixam de produzir lactase suficiente para digerir a lactose corretamente, o que pode levar a desconforto, inchaço e até diarreia. Então, como saber se você é intolerante à lactose?

Sinais de Intolerância à Lactose

Se você se sente frequentemente cansado, experimenta dor abdominal, gases e inchaço, é possível que você seja intolerante à lactose. Este é um tipo de açúcar encontrado no leite da maioria dos mamíferos e algumas pessoas têm dificuldades para digeri-lo, o que pode levar a esses sintomas desconfortáveis.

Continua após a publicidade..

Reações Digestivas Indesejadas

Se você sofre de diarréia e/ou gases inodoros, pode ser mais um sinal de intolerância à lactose. A lactase não decompõe a lactose, que acaba chegando ao cólon e fermentando, produzindo ácidos graxos e gases como hidrogênio, metano e dióxido de carbono. Este processo pode levar à dor abdominal e cólicas, além de inchaço resultante do acúmulo de água e gás no cólon.

Curiosamente, algumas pessoas experimentam o oposto da diarreia, sofrendo de constipação com fezes duras e infrequentes, inchaço e esforço excessivo ao evacuar. Esseaconstipação pode ser causada pelo gás metano produzido pela fermentação da lactose não digerida no cólon.

Confirmar a Suspeita

Se você sente que os laticínios podem não estar fazendo bem ao seu organismo, a melhor maneira de verificar é eliminá-los da sua dieta por três semanas. Esta medida deve abranger todos os alimentos que contêm lactose, desde laticínios até determinados produtos alimentares processados. Se você perceber que os sintomas desapareceram depois dessas três semanas, é provável que você seja intolerante à lactose.

No entanto, se você quiser uma confirmação mais definitiva, pode realizar testes médicos que medem a capacidade de seus intestinos de degradar a lactose. Estes incluem análise de sangue ou teste de hidrogênio expirado, este último envolve respirar dentro de um recipiente e depois beber um líquido contendo lactose. Este último teste é mais recomendado por especialistas.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade