O Café e seus Efeitos Surpreendentes no Corpo Humano

Não é apenas um simples ritual matinal, mas sim uma experiência corpórea capaz de influenciar nosso trato digestivo. Já sentiu a vontade iminente de evacuar logo após um bom gole de café? Você não está sozinho nessa.

Publicado 16/08/2023 às 10:03 por Alex Torres

Continua após a publicidade..

Quando degustamos nosso precioso café, nossa mente é invadida por uma sensação de alerta e energia, mas não apenas isso. O café tem o incrível poder de desencadear uma série de eventos em nosso organismo, sobretudo no trato intestinal.

Um Estímulo Intenso ao Trato Intestinal

Ao contr√°rio do que muitos pensam, o caf√© √© um est√≠mulo quase imediato ao trato intestinal, provocando contra√ß√Ķes e movimenta√ß√Ķes no √≥rg√£o. Patr√≠cia Almeida, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que a cafe√≠na √© a respons√°vel por essa dan√ßa intestinal, incentivando os movimentos perist√°lticos ‚Äď contra√ß√£o e relaxamento intestinal.

Al√©m do caf√©, existem outras subst√Ęncias que podem produzir rea√ß√Ķes semelhantes, por√©m em menor intensidade. Bebidas como ch√°s escuros e cacau tamb√©m possuem essa capacidade de estimular o intestino, embora de maneira menos intensa.

Continua após a publicidade..

A√ß√£o Independente da Subst√Ęncia

Curiosamente, o efeito pode ser notado at√© mesmo em caf√©s descafeinados, o que levou Patr√≠cia a concluir que a rea√ß√£o √© provocada pela bebida como um todo, devido ao aumento da acidez estomacal, acelerando o tr√Ęnsito intestinal.

Por outro lado, Vanessa Prado, gastroenterologista do Hospital Nove de Julho, adverte que apesar de uma √ļnica x√≠cara ser suficiente para estimular o tr√Ęnsito intestinal, a bebida n√£o deve ser utilizada como tratamento para constipa√ß√£o.

O Lado Negativo do Café

Vanessa ressalta que o caf√© n√£o √© indicado para pessoas com gastrites, esofagites, √ļlceras g√°stricas, colites, pois pode provocar irrita√ß√£o na mucosa do trato gastrointestinal. Patr√≠cia complementa que o consumo em excesso pode causar palpita√ß√Ķes e irritabilidade.

Café: Um Aliado Moderado

Apesar das ressalvas, o caf√© possui uma s√©rie de benef√≠cios √† sa√ļde. Segundo Patr√≠cia, a bebida cont√©m subst√Ęncias antioxidantes que, se consumidas moderadamente, podem auxiliar na redu√ß√£o da gordura hep√°tica e no risco de cirrose. Portanto, a chave para desfrutar dos benef√≠cios do caf√© est√° na modera√ß√£o e no entendimento de como essa bebida √ļnica interage com o nosso corpo.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade