Qual a idade do planeta Terra? Arqueólogo explica
Explorando como os cientistas criacionistas explicam as idades radiométricas das rochas da Terra.
A questão intrigante é como cientistas criacionistas lidam com as idades radiométricas de milhões de anos. Não há uma explicação definitiva. No entanto, algumas teorias foram propostas.
Hipótese da criação em dois estágios
Uma possibilidade sugere que as rochas da Terra são antigas porque o planeta se formou antes da vida.
No Gênesis, a criação da vida é distinta da criação do planeta. Isso sugere um processo em dois estágios.
Defensores dessa hipótese lembram que a Terra e a água já existiam antes do primeiro dia da criação, segundo o Gênesis.
Teoria do planeta maduro
Outra hipótese propõe que Deus criou um planeta maduro, com seres vivos já adultos. Adão e Eva aparentavam ter vinte anos, mas tinham apenas um dia de vida.
Além disso, eventos como o pecado e o dilúvio poderiam ter causado um envelhecimento aparente da Terra.
Como exemplo, o pecado seria visto como uma doença terminal que envelheceria o planeta rapidamente.
Eventos ordinários e extraordinários
Geologicamente, eventos ordinários ocorrem lentamente, como a erosão. Eventos extraordinários, como terremotos, causam mudanças instantâneas.
Dependendo da perspectiva, as fissuras em um edifício podem ser atribuídas a um evento recente ou a um processo de longo prazo.
Para os criacionistas, é razoável supor que as rochas pareçam antigas devido a eventos extraordinários.
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Quantidade funcional de materiais radioativos
Uma terceira hipótese menos comum sugere que a quantidade reduzida de materiais radioativos na Terra é intencional para proteger os organismos vivos.
Essa ideia implica que Deus escolheu essas quantidades para evitar danos às formas de vida.
No entanto, essa hipótese é mais especulativa e menos defendida.
Embora não haja uma explicação definitiva, essas hipóteses criacionistas oferecem diferentes perspectivas sobre as idades radiométricas das rochas.
Referência para este artigo
RODRIGO SILVA é formado em Teologia e Filosofia, possui mestrado em Teologia Histórica, doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo), doutorado em Arqueologia Clássica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Arqueologia Bíblica pela Universidade Andrews (Estados Unidos).