Guia de outono. Como preparar as plantas do seu jardim para o inverno?

A chegada do outono √© um sinal de que √© hora de preparar as plantas do seu jardim para o inverno. Uma das principais considera√ß√Ķes a serem

Publicado 15/11/2023 às 09:35 por Alex Torres

Estamos ainda por entrar no ver√£o brasileiro, mas j√° d√° para come√ßar a pensar e tamb√©m se planejar para a chegada do outono, e todo conhecimento poss√≠vel √© muito bem vindo quando o assunto s√£o as nossas plantinhas. Quanto mais cedo as informa√ß√Ķes vierem, mais dom√≠nio teremos sobre o assunto.

Ao contr√°rio do ver√£o, o outono pede alguns cuidados especiais na hora de regar as plantas, veja:

  • Regue com menos frequ√™ncia ‚Äď Isso √© relevantemente verdadeiro se voc√™ mora em uma regi√£o com chuvas frequentes. O excesso de √°gua pode prejudicar as plantas.
  • Verifique a drenagem das plantas em vasos ‚Äď Se perceber que os orif√≠cios de drenagem est√£o obstru√≠dos, use um palito para limpar e permitir a passagem de √°gua.
  • N√£o irrigue as √°rvores antes da queda das folhas ‚Äď Principalmente para √°rvores dec√≠duas, cujas folhas caem na esta√ß√£o.

√Č importante ressaltar que as necessidades de cada planta podem variar, assim como a quantidade de √°gua adequada em diferentes regi√Ķes. Entenda seu jardim e ajuste a irriga√ß√£o conforme necess√°rio.

Como regar o jardim no outono?

photo f brown wooden door with red and green leaf plants

À medida que o outono avança, a frequência de rega deve ser reduzida gradativamente. Em geral, um jardim precisa ser regado moderadamente um par de vezes por semana. Avalie a quantidade de chuva na sua região para ajustar a irrigação. Se chover duas vezes por semana ou mais, talvez você não precise regar suas plantas.

Se você mora em uma área menos chuvosa, ou se o outono for mais seco do que o normal, pode ser necessário regar seu jardim a cada três dias. Lembre-se de não molhar as flores ou a folhagem, especialmente se você tiver plantas floridas no jardim.

Se voc√™ usa um sistema de irriga√ß√£o por gotejamento, ajuste o programador para reduzir a irriga√ß√£o em quantidade e frequ√™ncia. Caso decida n√£o usar o sistema de irriga√ß√£o por gotejamento durante o outono, remova as tubula√ß√Ķes e armazene-as em um local seco e protegido das intemp√©ries.

Cuidados especiais com as √°rvores

As √°rvores, como qualquer outra planta, t√™m diferentes necessidades de irriga√ß√£o ao longo do ano. No outono, √© essencial adaptar a irriga√ß√£o para prepar√°-las para o inverno. √Ārvores jovens, por exemplo, precisam de mais √°gua do que as mais velhas, pois ainda est√£o estabelecendo uma rede de ra√≠zes fortes. N√£o hesite em reg√°-las abundantemente no final do outono, sempre tomando cuidado para evitar geadas e nevascas.

Cuidados com as plantas em vasos

Para as plantas que são mantidas em vasos dentro de casa, é essencial verificar regularmente o drenagem das vasos. Use um palito para desobstruir se necessário. Evite que a água se acumule no vaso, pois isso pode deixar suas plantas mais suscetíveis a fungos. Além disso, escolha cuidadosamente o local onde colocará os vasos. Se estiverem muito perto de um sistema de aquecimento, as plantas podem secar. Em caso de ressecamento, regue-as abundantemente e use um pulverizador.

Empregamos cookies indispensáveis e tecnologias correlatas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a navegação, você expressa seu consentimento com tais termos. Politica de Privacidade